Justiça

Football Leaks: Rui Pinto acusa PJ de pôr a sua vida em risco

No âmbito do do processo Football Leaks, Rui Pinto acusou hoje a Polícia Judiciária (PJ), na sessão que decorre no Juízo Central Criminal de Lisboa, de ter colocado a sua vida em risco por, alegadamente, ter partilhado a sua identidade com o fundo de investimento Doyen em Novembro de 2015.

O criador da plataforma electrónica visou directamente o inspector-chefe Rogério Bravo, cuja actuação neste caso já chegou a ser investigada, e alegou que a Doyen, assistente no processo, chegou a contratar pessoas para irem atrás dele na Hungria.

“Rogério Bravo fez um negócio com Nélio Lucas em Novembro de 2015. Esse negócio pressupunha uma troca de informações: Nélio Lucas entregava o relatório da Marclay [empresa de cibersegurança contratada para investigar a intrusão informática] e a PJ entregava o nome do suspeito, o meu nome. E foi o que aconteceu. No dia 26 de Novembro de 2015, a PJ entregou o meu nome a Nélio Lucas, colocando a minha vida em risco”, afirmou Rui Pinto.

Segundo Rui Pinto, que está a prestar declarações ao coletivo de juízes pela terceira sessão consecutiva, a Doyen ainda hesitou em ceder essa informação às autoridades portuguesas, mas terá preferido obter a informação sobre a identidade do responsável pela intrusão informática.

Rui Pinto, de 34 anos, responde por um total de 90 crimes: 68 de acesso indevido, 14 de violação de correspondência, seis de acesso ilegítimo, visando entidades como o Sporting, a Doyen, a sociedade de advogados PLMJ, a Federação Portuguesa de Futebol e a Procuradoria-Geral da República, e ainda por sabotagem informática à SAD do Sporting e por extorsão na forma tentada. Este último crime diz respeito à Doyen e foi o que levou também à pronúncia do advogado Aníbal Pinto.

O criador do Football Leaks encontra-se em liberdade desde 7 de Agosto de 2020, “devido à sua colaboração” com a PJ e ao seu “sentido crítico”, mas está, por questões de segurança, inserido no programa de proteção de testemunhas em local não revelado e sob protecção policial.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *