GuimarãesJustiça

Ex-autarca de Vizela em Tribunal por gastar do erário público com viagens, restaurantes e amantes

Dinis Costa, que presidiu à Câmara Municipal de Vizela entre 2009 e 2017, vai ser julgado pelo Tribunal de Guimarães por dois crimes de peculato e peculato de uso e abuso de poder, escreve o Jornal de Notícias (JN) na edição desta quinta-feira.

Em causa está o uso dos carros oficiais da autarquia para deslocações pessoais e aos fins-de-semana e o pagamento de despesas privadas com o cartão de crédito da Câmara em restaurantes, clubes nocturnos e viagens.

O JN escreve, com base no despacho de pronúncia da juíza de instrução ao qual teve acesso, que Dinis Costa terá gastado 10.358,53 euros em viagens frequentes a Porto, Braga, Vigo e Bélgica, restaurantes e marisqueiras, para si e para terceiros, no caso, duas amantes, que manteria em simultâneo em Porto e Braga.

A defesa do ex-autarca referiu que as despesas efectuadas foram ao serviço da Câmara e que o então presidente tinha isenção de horário e, como tal, podia deslocar-se na viatura a qualquer hora.

Para a prova produzida em inquérito foram ouvidas várias testemunhas, sobretudo funcionários da Câmara de Vizela, entre as quais o motorista ao serviço de Dinis Costa.

A data do julgamento ainda não está marcada.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *