CulturaDesportoEconomiaPaísPolíticaSaúdeSesimbra

Autarquia homenageia Cabo caído na Quinta do Conde

Na reunião, os vereadores da autarquia não deixaram de referir o problema que a região enfrenta no Centro Hospitalar de Setúbal. Os autarcas da Arrábida pediram uma reunião com o ministro da saúde e admitem ir para a porta do ministério caso este pedido não seja aceite. Este é um dos temas mais mediáticos. Sobre este assunto, Felícia Costa voltou a pedir um hospital no Seixal, que também serviria o concelho de Sesimbra.

A responsável pelo pelouro do turismo, Argentina Marques, lembrou as inúmeras atividades que o município está a realizar para dar mais luz ao Natal dos sesimbrenses. Miguel Fernandes, eleito pelo PS, lembrou a problemática do insucesso escolar (referido num relatório do projeto EPPIS) e como este afeta os alunos de algumas escolas de Sesimbra, como é o caso do Agrupamento de Escolas da Boa Água.

A vice-presidente revelou estar preocupada com a falta de professores, em todas as escolas do concelho, e disse que este é um projeto importante para trabalhar com os alunos mais carenciados. Há mais de 20 anos as taxas de abandono eram as maiores da AML enquanto atualmente o abandono está no zero. Isto deve-se, em parte, a um trabalho feito em conjunto com o IEFP. Foi atribuído um subsídio para que os diversos agrupamentos possam realizar visitas de estudo.

Também foram aprovados subsídios a alguns movimentos associativos concelhios, como é o caso do Sesimbrense ou o andebol da Boa Água. O representante socialista também falou sobre as propostas apresentadas pela CDU a nível nacional para o OE e a falta de propostas para Sesimbra, como é o caso da via (tanto pedida) para o porto de abrigo ou a escola secundária na Quinta do Conde.

Falou-se da falta de coerência no discurso que o partido tem a nível nacional e a nível local. «Nós apresentamos obra sem aumentar impostos», disse a vice-presidente. O presidente da autarquia, Francisco Jesus, falou sobre uma dessas propostas que pretendia baixar o atual preço do passe de transportes dos 40 para os 20 euros. Nesta reunião foi aprovada trabalhos complementares na requalificação da Mata Vila Amália a atualização, em 1.3%, das Tabela de Taxas Municipais.

Deu-se início a adaptação ao Programa da Orla Costeira Espichel-Odeceixe tanto do PDM como do Plano de Pormenor da Zona Sul da Mata de Sesimbra. «O novo PDM vai incluir estas normas incluídas», disse Francisco Jesus. Foi discutida a atribuição de uma via, na Quinta do Conde, com o nome Nuno Anes. O cabo faleceu na rua que agora deverá ter o seu nome depois de ter ido a serviço prestar ajuda a um agente da PSP que também acabou por perder a vida.

Este foi um agente da GNR que deu a sua vida em defesa da população da Quinta do Conde e a autarquia desta forma pretende homenagear todos os elementos das forças de segurança. «Não é por esta via que se deve valorizar as forças de segurança. Deve-se é dar meios para que elas possam fazer o seu trabalho», reforçou o autarca Francisco Jesus.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *