País

Fiscalização da GNR já arrecadou 2,5 milhões de euros em coimas por falta de limpeza desde 2020

A Guarda Nacional Republicana (GNR) acumula, desde 2020, cerca de 2,5 milhões de euros em coimas devido à falta de limpeza de terrenos agrícolas e florestais, visando prevenir incêndios rurais, segundo uma fonte oficial à Lusa.

A Guarda Nacional Republicana (GNR) arrecadou, aproximadamente, 2,5 milhões de euros em coimas devido à negligência na limpeza de terrenos agrícolas e florestais, visando prevenir incêndios rurais. A GNR confirmou as informações à Lusa.

O tenente-coronel Ricardo Vaz Alves, da direção do SEPNA, explicou que as infrações resultaram em valores de 140 euros para pessoas singulares e 800 euros para pessoas coletivas, como mínimo da contraordenação. Esses valores refletem a decisão final em situações que envolvem pagamento de coimas, mas outras resoluções legais também são possíveis, como admoestação ou arquivamento por falta de prova.

As coimas, que pretendem assegurar a limpeza de áreas agrícolas e florestais, devem ser realizadas anualmente até 30 de abril, podendo atingir até 5.000 euros para pessoas singulares e 25.000 euros para pessoas coletivas, dependendo das regulamentações de cada município.

A GNR informou que, entre 2018 e 2023, os distritos mais afetados pela falta de limpeza dos terrenos foram Santarém, Castelo Branco, Braga, Coimbra e Aveiro, enquanto Évora, Bragança, Portalegre, Viana do Castelo e Beja tiveram uma menor incidência.

Entre 2018 e 2023, a GNR notificou um total de 26.140 infrações por falta de limpeza de áreas florestais, além de 3.419 infrações por queimas e 1.359 por queimadas.

A fiscalização da limpeza de terrenos começa em 1 de maio, com mais de 10.000 sinalizações.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito