Sociedade

Tentativas de burlas a clientes da EDP Comercial aumentam mais de 230%

A EDP Comercial (EDPC) alertou esta terça-feira que as tentativas de fraude a clientes, nas quais o nome da empresa é usado para cobrar dívidas que não existem, aumentaram mais de 230% em Outubro, face à média dos meses anteriores.

Segundo declarações de fonte oficial da empresa à Lusa, em Outubro foram reportados cerca de 200 casos, mais 80 do que os registados no primeiro semestre do ano.

Já no Portal da Queixa foram identificadas mais de 1000 reclamações relativamente a tentativas de fraude em que “é utilizado indevidamente o nome da EDP Comercial para tentar que os clientes da empresa paguem alegadas dívidas que, na verdade, não têm”, revelou a mesma fonte.

A sofisticação destas tentativas de fraude tem aumentado, quer pela adulteração de facturas em papel, quer pelo ajuste do texto das mensagens de telemóvel (SMS). “Mais recentemente, detectámos também que conseguiram mascarar o nome de quem envia aquele SMS para, alegadamente, parecer da EDP”, explica a EDPC.

Relativamente às facturas em papel, têm sido detectados, segundo a eléctrica, “casos em que há envelopes desviados e abertos, adicionando-se uma última página na factura, com uma alegada dívida e uma referência multibanco para pagamento”.

Para evitar ser vítima de fraude, a empresa aconselha os clientes a verificarem a veracidade da informação recebida, confirmando se a entidade enviada nos dados para pagamento é utilizada pela empresa, a qual alerta que as entidades de pagamento que utiliza são 20174 ou 23013, para clientes residenciais, e 12223 e 21196, para clientes empresariais.


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