Sociedade

São cada vez mais os portugueses que emigram para o Brasil. Mas muito menos do que há 10 anos

Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública brasileiro.

Segundo dados do Observatório da Emigração, o número de portugueses que emigraram para o Brasil aumentou em 2022, mas com valores ainda longe dos registados há uma década.

O Observatório, que cita dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública brasileiro, revela que no ano passado entraram no Brasil 562 portugueses. Dos 25.061 estrangeiros que entraram naquele país em 2022, os cidadãos portugueses representaram 2,2%. Mas é preciso recuar até 2013 para se verificar números mais expressivos – nessa altura, 4,7% dos estrangeiros que emigraram para o Brasil eram portugueses.

Ainda segundo a mesma fonte, em 2020 e 2021 a entrada de portugueses no Brasil foi inferior a 500 ingressos anuais, ultrapassando esta fasquia em 2022, quando emigraram para aquele país 562 portugueses, ou seja, mais 21,9%.

“A tendência recessiva verificada nos últimos anos traduziu-se numa perda relativa de importância da imigração portuguesa”, adianta o Observatório da Emigração, que é uma estrutura técnica e de investigação independente integrada no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES) do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *