Cantinho da BicharadaMundo

Rosie pode ser o felino mais velho do mundo

Chama-se Rosie e vive na cidade de Norwich, na Inglaterra, com a sua tutora Lila Brissett, de 72 anos.

A fofa Rosie está prestes a completar 32 anos no dia 1 de junho, 144 anos em ‘idade humana’, o que significa que pode vir a ser o felino mais velho do mundo.

Ainda bastante saudável, quando foi adoptada ainda bebé por Lila, apenas teve de visitar o veterinário duas vezes, a primeira para ser esterilizada, na década de noventa, e há cerca de cinco anos para remover um quisto na cabeça.

A história de ambas começou em 1991, quando Lila foi abordada por uma cuidadora de animais de rua, pedindo-lhe que ficasse com a gatinha, com apenas algumas semanas de vida e que tinha sido rejeitada por outra família após descobrir que uma das crianças era alérgica.

«Aquela bolinha de pêlo foi-me entregue numa cesta e o resto é história», conta Lila, que acrescenta que Rosie, já ultrapassou a expectativa normal da vida dos gatos, mas ainda está saudável vivendo uma vida pacata com a tutora.

Segundo esta, em entrevista ao South West News Service, Rosie dorme todo o dia (e noite) numa almofada junto à janela, e apenas se levanta a horas certas para comer as suas refeições, o que faz sem problemas porque ainda tem a dentição completa, ou então para fazer as suas necessidades fisiológicas.

«Muitas vezes vou verificar se Rosie ainda respira» admitiu Lila Brissett. «Preocupa-me o dia em que ela atravesse a ponte do arco-íris, porque vai deixar um enorme vazio.»

Segundo o Guinness World Records, o gato mais velho ainda vivo é Flossie, que tem 27 anos e completará mais um ano de vida em dezembro deste ano. Já o gato mais velho jamais registrado foi Creme Puff, que viveu até os 38 anos e três dias, entre 1967 e 2005, no Texas, EUA.

Devido à idade de Rosie, a sua tutora está sendo incentivada para a inscrever no Guiness, de forma que a bichana possa bater o recorde de ‘gato mais velho do mundo’.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *