BarreiroCantinho da Bicharada

Barreiro | Resgate de gatinho bebé mobilizou particulares e instituições durante dois dias

A perseverança e a união de esforços de várias entidades e particulares permitiram que uma jovem vida felina fosse salva de uma morte certa.

Tudo aconteceu na tarde desta segunda-feira, quando um gatinho entrou ou caiu numa conduta no Barreiro.  

Os miados desesperados do animalzinho alertaram várias pessoas, que por sua vez recorreram a elementos da Associação 1.618 DignidadeAnimal.

Ao local foram chamados os Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste, «que prontamente se dirigiram ao local» explica Suzel Costa, membro da Associação, que ao longo das angustiantes horas foi actualizando as tentativas de resgate através das redes sociais.

A PSP também foi chamada ao local, uma vez que a extremidade do tubo se encontrava em propriedade privada. Mas «perante a recusa do proprietário em dar autorização para partir a parede e aceder ao gatinho bebê» a PSP nada pôde fazer.

No entanto, a perseverança e a união de esforços de todos os que seguiam as tentativas de resgate, resultaram numa nova tentativa de resgate, desta feita através de uma câmara «com a ajuda de um canalizador (584€), dois elementos do IRA – Intervenção e Resgate Animal e a ambulância animal com a tripulação dos @bvcamarate, três agentes da PSP e o Luís (Associação Abrigo das Mãozinhas).

Mas apesar do alcance da câmera endoscópica «que desceu 14 metros, não conseguimos localizar o gatinho embora o miado fosse muito audível. Também não foi possível saber onde ia desaguar o tubo.»

As tentativas de resgate continuaram esta terça-feira e desta vez terminaram com sucesso.

A meio da manhã, a Rua Miguel Bombarda foi parcialmente encerrada ao trânsito de forma a que elementos dos Bombeiros Voluntários do Barreiro – Corpo de Salvação Pública pudessem aceder à conduta, depois de ter sido descoberta a localização exacta do gatinho.

Salvador depois do resgate que durou horas

A segurança da operação esteve a cargo da PSP do Barreiro, «e foi agilizada pelo vereador da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Guerreiro, incansável na gestão e agilização do processo, e com o apoio do Piquete de Águas da Câmara do Barreiro» enumera Suzel Costa.

E os agradecimentos estendem-se a «Sara Almeida, que sinalizou o processo e esteve sempre presente; SOS Bicharada que trabalhou em conjunto connosco; Bombeiros Voluntários do Barreiro – Corpo de Salvação Pública, que responderam ao apelo em três ocasiões distintas; MC Desentupimento de Esgotos e Canalizador Baixa da Banheira, que quando souberam que se tratava do resgate de um animal cobraram apenas a deslocação e foram quem descobriu a localização exacta do gatinho».

O papel da «PSP do Barreiro, que garantiu a segurança da operação para todos os envolvidos», bem como do vereador Carlos Guerreiro; do Piquete de Águas da Câmara», não ficou de fora da lista de agradecimentos, assim como «o segurança do Centro Comercial Cidade Nova, que foi incansável na sua disponibilidade; o Administrador do Condomínio do Centro Comercial Cidade Nova, que deu carta branca para fazer o que fosse necessário para salvar o gatinho», tendo os vigilantes do Centro Comercial inspeccionado as caixas de derivação para tentarem localizar o animal.

«Agradecemos a Armando Silva, Veterinário Municipal, que excedeu as suas competências, subindo e descendo escadas, andando de um lado para o outro, espreitando pelos canos, em busca do pequenito» e ainda a «Luís, do Abrigo das Mãozinhas; Inês de Sousa Real, do PAN; Dra Alexandra Pereira, do ICNF; Durval Salema; Rita Vairinhos e Cristina Nogueira».

O ‘Salvador’, assim baptizado o pequeno guerreiro, ficou em observação no Hospital Sul do Tejo.

A Associação 1.618 DignidadeAnimal precisa ainda de ajuda, para custear as despesas que este resgate envolveu, pelo que «quem puder contribuir para ajudar com a despesa dos primeiros canalizadores, assim como para o internamento do bebé Salvador, pode fazê-lo através de:

IBAN: PT50 0036 0269 9910 0029 4130 2 / MBWAY: 965 557 574

PayPal: https://www.paypal.com/donate?hosted_button_id=9L38HRB5JL4YS


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito