Sociedade

Quase metade dos portugueses opta por alimentos em fim de validade

Os números são preocupantes e espelham bem a crise que se vai vivendo em Portugal opor estes dias. Cerca de metade dos portugueses (47%) compra alimentos próximos do fim do prazo de validade para poupar.

Segundo dados de um estudo da plataforma Too Good To Go, divulgados esta quinta-feira, os portugueses estão a mudar alguns hábitos de consumo para fazer face à subida dos preços, já que “75% dos consumidores indicam que é importante que a comida seja barata e 47% dos inquiridos afirmam que combatem os preços altos com a compra de alimentos, cuja data de validade esteja prestes a expirar, por um preço mais reduzido. Este número aumenta para 71% quando falamos de utilizadores da aplicação”.

Os dados mostram também que comprar embalagens mais pequenas nas lojas (40%), fazer um melhor planeamento das suas compras (41%) ou ter um melhor conhecimento de como guardar correctamente os alimentos (37%) estão entre outras medidas que os consumidores portugueses acreditam que ajudam a combater o desperdício alimentar e económico.

“Numa altura em que os preços dos alimentos crescem exponencialmente, é importante olhar para o desperdício alimentar – cerca de 1.89 milhões de toneladas de comida é desperdiçada em Portugal por ano – e perceber como podemos ajudar as famílias a superar os tempos difíceis em que vivemos”, conclui Nuno Plácido, director-geral da Too Good To Go em Portugal.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *