Internacional

Polícia Marítima portuguesa intercepta embarcação com oito migrantes “desidratados e cansados” no mar Mediterrâneo

Apenas dois dos migrantes envergavam coletes de salvação.

Os elementos da Polícia Marítima que se encontram em missão em Itália, no âmbito da Operação “THEMIS”, da Agência FRONTEX, interceptaram esta quarta-feira à tarde uma embarcação com oito migrantes a bordo, entre os quais uma mulher, a 11 milhas náuticas (aproximadamente 18 quilómetros) da ilha de Pantelleria.

​Segundo comunicado da Autoridade Marítima Nacional (AMN), após um alerta da Local Coordinator Centre (Guarda di Finanza) a informar da existência de uma embarcação com migrantes a bordo, os elementos da Polícia Marítima deslocaram-se de imediato para o local.

À chegada ao local, “os elementos da Polícia Marítima interceptaram uma embarcação com oito pessoas a bordo, entre as quais uma mulher, que apresentavam sinais de desidratação e fadiga e apenas dois dos migrantes envergavam coletes de salvação”. A Polícia Marítima “resgatou e transportou as oito pessoas, por questões de segurança, para o porto de Pantelleria, onde aguardavam as autoridades italianas”.

A Polícia Marítima portuguesa encontra-se, desde 14 de Junho, integrada na Operação Conjunta “THEMIS” da Agência FRONTEX, nesta que é a sua sexta participação, e tem como missão controlar e vigiar as fronteiras marítimas italianas e externas da União Europeia, no combate ao crime transfronteiriço, no âmbito das funções de guarda costeira europeia e de órgão de polícia e de polícia criminal. Desde 2017, ano em que iniciou a participação na Operação “THEMIS”, a Polícia Marítima já realizou mais de 500 missões.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *