AtualidadeDestaqueInternacional

Forças Armadas preparam voo para apoiar regresso de portugueses de Israel

O Governo português anunciou este domingo que vai enviar um avião das Forças Armadas Portuguesas para apoiar o regresso de cidadãos nacionais de Israel, após os ataques do HAMAS.

«O avião aguarda autorização para sobrevoo», que irá fazer «sob estreita coordenação do Comando Conjunto das Operações Militares do EMGFA» refere a nota publicada no site oficial do Governo, que avança também não existir «registo de portugueses diretamente afetados».

A decisão de envio do avião militar foi tomada «tendo em conta as cada vez mais escassas opções que os voos comerciais oferecem, face à exponencial procura por parte de cidadãos de todas as partes do mundo».

A nota indica ainda que «logo que seja dada a autorização de sobrevoo por parte das autoridades israelitas, informar-se-á de quando chegará o avião e quais os procedimentos a seguir por parte dos portugueses que procuram sair do país».

Trata-se de uma missão que está a ser operacionalizada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e pelo Ministério da Defesa Nacional.

Na sequência do ataque espoletado este sábado em Israel, estão sinalizados cerca de 100 cidadãos nacionais, entre turistas e residentes, que contactaram o Gabinete de Emergência Consular apenas para assinalarem a sua presença no território, ou para solicitarem apoio na identificação de alternativas para a saída do país, as quais continuam a ser partilhadas.

O atendimento no Gabinete de Emergência Consular (GEC) foi reforçado, sublinhando-se que os contactos devem apenas ser feitos para estes números – +351217929714 /

+351961706472 (chamadas telefónicas regulares) ou através do e-mail gec@mne.pt.

Sublinha-se que só os números indicados permitem a agilização dos casos, apelando-se a que não haja contactos para outros números, designadamente da Embaixada de Portugal em Telavive, que trabalha em estreita articulação com o GEC.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *