À Boa Mesa

Palmela, Experiências com Sabor já arrancaram

Foi na Casa Mãe Rota de Vinhos que a Câmara Municipal de Palmela apresentou todo o programa dos fins de semana gastronómicos de 2024.

Palmela já habituou os seus visitantes a um vasto programa gastronómico que irá ser realizado ao longo deste ano e em vários pontos do concelho.

Com a assinatura da Chef Marta Nunes, cara que destacou o programa de 2023, os fins de semana gastronómicos voltaram a Palmela, e janeiro é sinónimo de Fogaça e de arranque destes fins de semana deliciosos que vão promover a gastronomia e doçaria típica do concelho.

O vice-presidente e vereador do turismo, Luís Miguel Calha explicou que “este é o mês que dedicamos à Fogaça de Palmela, hoje é dia de Santo Amaro, dia da bênção das Fogaças e por isso aproveitamos também para apresentarmos aqui [Casa Mãe Rota de Vinhos] toda a programação das Experiências com Sabor”, este é um programa que para o autarca tem valorizado e promovido os produtos locais.

“Esta iniciativa, Experiências com Sabor, tem dado um apoio importante à nossa gastronomia e também à nossa doçaria local. É um programa feito com o apoio da autarquia, mas também conta com o apoio de vários agentes económicos ligados à restauração deste concelho”.

Este ano, Palmela, Experiências com Sabor irá contar com várias novidades, e Luís Miguel Calha conta-nos algumas: “A primeira novidade, certamente que será um sucesso, acreditamos nisso também e por isso abraçamos a ideia com as duas mãos, será o primeiro concurso de vinhos de Palmela da casta Castelão, mas para além desta novidade, ainda iremos ter mais de 20 iniciativas, desde a formação profissional, aos workshops e degustações.”

O programa contará ainda com a parceria do Turismo de Portugal, a Escola de Turismo do Estoril e a Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, envolve ainda a restauração do concelho que irá ter nas suas ementas os mais variados pratos da região de Palmela, destacando a doçaria típica.

As iniciativas que vão decorrer ao longo do ano, contam ainda com ‘show’ cookings, mostra de doçaria e gastronomia e pela primeira vez vão ter degustações de gastronomia romana.

Projeto que irá envolver a AML

Sendo uma novidade nesta Palmela, Experiências com Sabor, o vice-presidente explicou um pouco de toda a temática que vai envolver a gastronomia romana.

“Este é um projeto que vamos desenvolver em parceria com a Área Metropolitana de Lisboa que vai envolver os 18 municípios da AML, esta gastronomia romana também terá a presença dos nossos enólogos nos restaurantes aderentes.”, prosseguindo “Com esta presença, os enólogos vão possibilitar o cruzamento dos vinhos com a nossa gastronomia e irá certamente traduzir-se numa valorização não só dos vinhos, mas sobretudo também destes pratos tradicionais e inovadores com os nossos restaurantes que trabalham cada vez melhor.”, disse.

Este ano é esperado um aumento de participantes nos fins de semana gastronómicos, o autarca destacou que ano após ano, tem recebido mais restaurantes que querem participar na Palmela, Experiências com Sabor.

No fim da iniciativa foi oferecido duas receitas típicas e elaboradas pela Chef Marta Nunes, uma de Crumble de Fogaça e outra de empada de coelho.

Palmela, Experiência com Sabor decorrem entre janeiro e dezembro.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *