Distrito de Leiria

MARINHA GRANDE | Quatro cidades irmãs cantam juntas os parabéns a 36 anos de existência

Cidades irmãs comemoraram aniversário conjunto na Marinha Grande.

A Marinha Grande assinalou esta segunda-feira, 11 de março, os 36 anos da sua elevação a cidade, mediante comemorações que reuniram autarcas, entidades, docentes e crianças das quatro cidades irmãs (Marinha Grande, Fundão, Montemor-o-Novo e Vila Real de Santo António), que aconteceram na capital vidreira.

O dia foi também marcado para evocar a geminação entre estes municípios, celebrada a 11 de março de 1993, e os 30 anos do projeto educativo intermunicipal daí resultante “À Descoberta das 4 Cidades”.

Os alunos que integram este projeto concentraram-se na Praça Stephens, provenientes das ruas do centro da cidade, onde distribuíram o boletim informativo “O Caracol”, ao som do grupo de percussão “Tocándar”. Seguiu-se a entoação do hino nacional e o hastear das bandeiras dos quatro municípios, por parte dos representantes de cada uma das Câmaras Municipais, acompanhados de jovens munícipes. A vice-presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Ana Alves Monteiro, recebeu ofertas dos outros três concelhos, como é habitual acontecer no concelho anfitrião.

Outro ponto alto do programa foi a sessão solene, que se realizou no Teatro Stephens. Na ocasião, a vice-presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Ana Alves Monteiro, recordou que “celebramos os laços que unem os marinhenses e a sua capacidade de trabalho, os seus valores e lutas que travaram ao longo da nossa história, a cultura da nossa terra e os que, ao longo destes tantos anos, fizeram dela uma cidade tecnológica no meio da natureza”. 

Evocando a geminação, Ana Alves Monteiro salientou que esta parceria “junta uma população global de mais de 100 000 habitantes, 36 anos de histórias, de projetos e iniciativas, várias mobilidades de comunidades educativas, que retêm na memória a ligação entre estas quatro cidades, um trajeto comum que nos faz caminhar com partilhas, experiências e vivências, momentos que ficam na lembrança de muitos, em particular das crianças”.

A vice-presidente salientou que “esta é a altura de aprofundar a relação intermunicipal para os domínios das competências municipais, acompanhando os desafios que comungamos nos nossos territórios, em particular na educação, cultura, desporto, associativismo, assuntos sociais, ambiente e sustentabilidade e desenvolvimento económico. É um momento privilegiado para captar fontes de financiamento que nos permitam quadrangular projetos e consolidar as geminações, num processo de maior estrutura e com maior impacto nas diferentes áreas de intervenção municipal e nos territórios”.

Na cerimónia, discursaram também a vice-presidente da Câmara Municipal do Fundão, Alcina Cerdeira; o presidente da Câmara de Montemor-O-Novo, Olímpio Galvão; e o presidente da Câmara de Vila Real de Santo António, Álvaro Palma de Araújo.

Subiram ainda ao palco para proferir a respetiva intervenção as crianças em representação das turmas participantes no projeto “À Descoberta das 4 Cidades” de cada um dos concelhos, nomeadamente Bruna Domingues, Miguel Salvado, Simão Romeu e Mihail Buruiana, bem como o professor coordenador do Projeto, Joaquim Gouveia.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *