Distrito de Leiria

Bispos discutem indemnizações a vítimas de abuso na Igreja durante reunião em Fátima

A Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa, em Fátima, prioriza a definição de critérios para indemnizações a vítimas de abuso na Igreja.

Os bispos católicos portugueses vão reunir hoje em Fátima, onde o foco principal é a questão das indemnizações às vítimas de abuso sexual dentro da Igreja. Durante a Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), que se estende até quinta-feira, espera-se que sejam estabelecidos os critérios para tais indemnizações, com base numa proposta elaborada pelo Grupo VITA.

Até o momento, 19 vítimas de abuso sexual reportaram as suas experiências ao Grupo VITA, expressando o desejo de receber compensações financeiras pelos danos sofridos. O Grupo recebeu um total de 86 relatos de situações de abuso. Essa iniciativa surge após o trabalho da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica, que validou 512 testemunhos de casos ocorridos entre 1950 e 2022, estimando um mínimo de 4.815 vítimas.

Além das indemnizações, os bispos discutirão duas notas pastorais sobre o 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974 e o 5.º Congresso Eucarístico Nacional, previsto para o final de maio em Braga. Também serão abordados temas como o processo sinodal na Igreja, em preparação para a reunião magna em outubro no Vaticano, e a visita Ad Limina dos bispos portugueses ao Vaticano em maio.

A preparação do Jubileu do próximo ano e a análise do relatório de contas de 2023 do Secretariado-Geral da CEP completam a agenda dos bispos durante o encontro em Fátima.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito