Distrito de Braga

Jovem barcelense de 11 anos escreve livro inspirador

No dia 27 de janeiro a Biblioteca Municipal de Barcelos será palco da apresentação do livro do jovem barcelense, Martim Fernandes, de apenas 11 anos, que escreveu um livro infantil intitulado de "A Revolta dos Dedos do Escritor".

Este projeto literário, nasceu como um pequeno texto elaborado durante um desafio individual proposto pela professora de Português da turma do Martim, mas acabou por se transformar numa obra publicada pela Flamingo Edições, devido à criatividade do jovem autor.

A editora ficou tão impressionada com a originalidade do texto que decidiu publicá-lo sem alterações, preservando a essência e o propósito da narrativa criada pelo jovem.

“A Revolta dos Dedos do Escritor” é uma viagem pela imaginação de Martim, onde o mesmo explora temas profundos e valores fundamentais, da vida quotidiana.

Os protagonistas desta narrativa são os dedos de um escritor que decidem fazer greve para reivindicar os seus direitos. Esta ideia surgiu durante a celebração do Dia Mundial dos Direitos Humanos na escola do Martim, e no livro, Martim usa esta metáfora para discutir as lutas diárias pelos direitos e valores numa sociedade justa.

O contexto social que inspirou Martim, foi a recente onda de contestação dos professores, uma situação que estimulou várias reflexões sobre os direitos e deveres de cada cidadão. No livro, os dedos simbolizam os professores, enquanto o escritor representa o Ministério da Educação, criando assim uma analogia envolvente sobre a atual situação dos professores em Portugal.

A história, apesar de ser para crianças, também tem a finalidade de promover o debate e a reflexão sobre o ativismo e direitos humanos entre os mais jovens. A iniciativa de Martim Fernandes é um exemplo de como a criatividade e o compromisso social podem inspirar leitores de todas as idades.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *