Distrito de Braga

Orquestra Parkinsound apresenta concerto “ON”

Pedro Santos, músico, e Margarida Rodrigues, médica neurologista, unem-se novamente para trazer à vida a Parkinsound num Concerto ON.

Esta é a primeira orquestra do mundo composta principalmente por músicos que aprenderam a tocar instrumentos musicais após serem diagnosticados com a doença de Parkinson.

O concerto ON, de entrada gratuita com lugares limitados, recebe apoio financeiro da Câmara Municipal de Braga desde o início, com o suporte da Caixa Social e de outros parceiros como Espaço Vita, Conservatório Bonfim, CNS Campus Neurológico e agência Wonder\Why.

Pedro Santos lidera a direção artística enquanto Margarida Rodrigues assume a direção clínica. Ambos são os fundadores desta orquestra pioneira, que integra a investigação médica com a expressão artística.

O concerto também marca o lançamento da nova marca da Orquestra Parkinsound, desenvolvida pela Wonder/Why. O novo símbolo representa a fusão entre o tremor das mãos característico da doença e o movimento artístico das mãos de um maestro, simbolizando a capacidade da orquestra de transformar o tremor em música e esperança. O vermelho é a cor escolhida para o símbolo é emblemática na luta contra a doença em todo o mundo.

A Parkinsound nasceu há cerca de quatro anos, quando a médica Margarida Rodrigues teve a visão de usar uma orquestra comunitária como uma forma de ajudar na recuperação dos seus pacientes com Parkinson, tanto em ânimo quanto em mobilidade.

Inicialmente recebida com ceticismo, a ideia de envolver pacientes com Parkinson numa orquestra musical desafiou as noções convencionais sobre as capacidades desses pacientes. No entanto, Margarida acreditava que participar da orquestra poderia proporcionar um desafio cognitivo estimulante e uma oportunidade de provar o seu valor.

O sucesso do primeiro concerto foi evidente, levando a programações de novos concertos não apenas em Braga, mas também a uma cuidadosa avaliação para expandir para outras regiões do país. A análise científica do projeto documentou melhorias clinicamente significativas, resultando em reconhecimento nacional e internacional, incluindo o prémio de melhor trabalho de investigação clínica concedido pela Sociedade Portuguesa de Doenças do Movimento.

A Orquestra Parkinsound tornou-se uma embaixadora nacional das potencialidades dos pacientes com Parkinson, promovendo o investimento em pesquisa científica e transmitindo a mensagem de que há uma nova vida possível após o diagnóstico da doença.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito