Distrito de Braga

Póvoa de Lanhoso celebra o 50.º aniversário do 25 de Abril com programa diversificado

O município da Póvoa de Lanhoso prepara um programa alargado para comemorar o 50.º aniversário do 25 de Abril, envolvendo a comunidade em iniciativas culturais, desportivas e educativas.

A Póvoa de Lanhoso prepara-se para celebrar o 50.º aniversário do 25 de Abril com um programa diversificado que envolverá toda a comunidade em iniciativas culturais, desportivas e educativas. As Comissões Executivas e de Honra, encarregadas da organização, elaboraram um programa abrangente que se estenderá até dezembro de 2024.

Durante todo o ano, diversas atividades estão planeadas para envolver as diferentes instituições e agentes locais, bem como todo o público, com especial destaque para os jovens. Além das iniciativas institucionais, o programa incluirá momentos de partilha de testemunhos, exposições, teatro, música, cinema, inaugurações, desporto, debates e um colóquio de autarcas.

O objetivo é destacar a importância histórica do 25 de Abril para a Póvoa de Lanhoso e para o país, envolvendo toda a comunidade nas celebrações. Para isso, serão lançadas iniciativas que chamam todos os povoenses, desde os mais jovens até àqueles que viveram o período da Revolução dos Cravos.

O programa já está em andamento desde janeiro, com a partilha de memórias povoenses nas redes sociais do município e a recolha de testemunhos de cidadãos que viveram o 25 de Abril. Destacam-se também eventos como o Cortejo Histórico “Abril: Passado, Presente e Futuro” e a exposição “O Livro Proibido”, que pretendem relembrar e refletir sobre os acontecimentos históricos da Revolução.

As atividades prosseguirão ao longo do mês de abril, com destaque para o concerto “Cantar Abril: Ontem, Hoje e Sempre”, a iniciativa “Ler a Liberdade” e o espetáculo de teatro “Animais”. No dia 25 de abril, estão previstas cerimónias oficiais, exposições, manifestações culturais e desportivas, todas abertas à participação da comunidade.

As comemorações continuarão nos meses seguintes, com novas iniciativas como as Assembleias Municipais Jovens, o Festival de Bandas Filarmónicas e o Colóquio de Autarcas, culminando numa sessão de encerramento marcada para 7 de dezembro. O programa visa promover a participação de todos os povoenses e realçar o papel das artes como forma de contestação e expressão ao longo dos últimos 50 anos.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito