Distrito de Braga

Póvoa de Lanhoso dá mais um passo na criação do Caminho de Santiago

Esta nova etapa irá ligar a Póvoa de Lanhoso a Leon de Rosmithal por caminhos de Santiago.

A Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e Vereadora da Cultura, Fátima Moreira, e o Vereador do Turismo, Ricardo Alves, estiveram presentes numa reunião de trabalhos que decorreu ontem, no Museu Municipal Padre José Rafael Rodrigues, em Vila Pouca de Aguiar.

Esta reunião, na qual também participaram os técnicos do Município Francisco Machado e Orlando Fernandes, teve como objetivo avançar com a definição dos percursos dentro de cada concelho, visando, num momento posterior, a implementação do Caminho Português de Santiago – Leon de Rosmithal.

O trajeto deste Caminho irá atravessar 12 Municípios, que são, além Município da Póvoa de Lanhoso, Alijó, Braga, Cabeceiras de Basto, Freixo de Espada à Cinta, Mirandela, Murça, Ribeira de Pena, Torre de Moncorvo, Vieira do Minho, Vila Flor e Vila Pouca de Aguiar, tendo estado todos eles representados. Nesta reunião de trabalhos, da qual também a Entidade Regional de Turismo Porto e norte de Portugal fez parte, o principal destaque foi a análise das contrapropostas ao percurso sugeridas por cada Município e a apresentação dos indicadores que favorecem a instalação de um caminho de Santiago com base na peregrinação de Leon de Rosmithal que atravessou, em 1466, os referidos territórios.

Todos os Municípios mostraram interesse em trabalhar uma rota jacobeia reconhecendo que os Caminhos de Santiago têm uma forte tradição, espiritualidade e reconhecimento internacional que podem aportar um grande valor turístico aos territórios atravessados.

Foi ainda da maior importância a parte final desta reunião, com a análise, recolha de contributos para a constituição de um Consórcio, que será liderado pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e que se destina à instalação do Caminho Português de Santiago – Leon de Rosmithal. Em breve, todos os municípios regressarão à Póvoa de Lanhoso para assinarem o referido Contrato de Consórcio.

De referir que o momento que marca o início da criação deste Caminho decorreu no passado dia 26 setembro 2024, nos Paços do Concelho, onde foi partilhado o trabalho já realizado pelos técnicos do Município, de reconhecimento no terreno do percurso que abrange os referidos Municípios.

Com uma extensão aproximada de 230 quilómetros, este terá sido o itinerário privilegiado das populações entre o Minho e Trás-os-Montes e utilizado pela Comitiva de León de Rosmithal.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *