Seixal

Joel Lira apresentou 16.º livro em espectáculo solidário na SFOA

O autor amorense Joel Lira apresentou este sábado o seu 16.º livro, ‘Poemas com Lira’, na Sociedade Filarmónica Operária Amorense, com um espectáculo cultural que, além de dar a conhecer vários artistas do concelho, serviu também para divulgar a situação de Tânia Mota, a jovem que luta na justiça para recuperar a mobilidade após um acidente de trabalho.

A cerimónia, apresentada por Álvaro Antunes, conhecida voz da rádio, contou com as presenças do presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva, do presidente da Junta de Freguesia de Corroios, Hugo Constantino, do presidente da Junta de Freguesia de Amora, Nelson Ramos, da poetiza Maria Graça Melo, e ainda por Carolina André e Rita Celorico.

Perante uma sala repleta, a luta pela cultura e a sua divulgação, mas também o carácter solidário que ao longo dos anos Joel Lira tem vindo a demonstrar, foi referenciado pelos oradores, que salientaram diversas vezes a ‘coincidência’ do nome do autor, Lira, e a sua ligação ao instrumento com o mesmo nome.

Da parte dos autarcas, ficou patente o desejo de que 2024 traga “mais paz, mas também mais prosperidade, que este seja um ano de mudança para melhor”, e mostraram contentamento de que a apresentação desta obra “marque o arranque no concelho do programa cultural do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974”.

Hugo Constantino recordou que “na primeira vez que nos encontrámos, acabámos com lágrimas nos olhos, porque também partilhamos experiências de vida”, acrescentando que “ler é difícil, mas escrever é muito mais difícil”.

Por sua vez, Nelson Ramos recordou “as inúmeras vezes que estive do lado do público a assistir às apresentações do Joel Lira. Esta é a primeira vez que o faço na mesa de honra e como autarca, e espero que seja a primeira de muitas.

O Joel é, além de um homem de cultura, alguém que tem um grande percurso solidário, mas também uma pessoa que inspira os outros também a escrever.”

Na sua intervenção, Paulo Silva recordou que “um dos primeiros actos que fiz enquanto presidente foi a atribuição ao Joel Lira da Medalha de Mérito Cultural” a quem descreveu como “um homem de coragem que muito tem lutado pela Amora. E nessa luta política nem sempre estivemos do mesmo lado, mas tenho, como autarca, de separar entre os ideais e o trabalho e a luta de cada um”.

O presidente aproveitou a oportunidade para divulgar algumas obras que a autarquia irá realizar na freguesia “pela qual tanto tem lutado o Joel Lira”, como a criação de apoios de praia “na Praia dos Pinheirinhos, para que esta possa realmente ser fruída pela população; obras no mercado municipal, e também posso anunciar que o Palácio de Cheira-Ventos, na Quinta da Princesa, vai ser reconvertido num espaço de hotelaria de charme”.

O espectáculo foi completado com uma actuação de elementos do Grupo Amarte, com a participação especial de Tânia Mota, representando a «biblioteca do Joel Lira», com o violinista Hugo Menezes, e de momentos de poesia pelas vozes de Joel Lira, América Roldão, Luís Barreiros, Vítor Brito e Cristina Maria.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

comentário

  1. Os meus parabéns ao Sr. Joel Lira pelo seu 16°livro em que tive o prazer de estar presente. Um desejo de muito sucesso ao nosso escritor e poeta.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *