Seixal

Seixal | Autarquia revela vencedor da 1.ª edição do Prémio Literário e de Estudos Eufrázio Filipe

A Câmara Municipal do Seixal revela a obra vencedora do Prémio Literário e de Estudos Eufrázio Filipe, que apoia a publicação de obras de literatura e estudos locais, com um valor de 5 mil euros por edição.

«Absolutamente Felizes ao Sol» é o texto original vencedor do Prémio Literário e de Estudos Eufrázio Filipe 2023, na categoria de literatura, escrito com o pseudónimo Rita Largo, da autoria de Helena Amante, jornalista e residente em Corroios.

A obra foi destacada pelo júri do prémio pela «estrutura narrativa, pela linguagem fluida, culta e poética, por onde as agruras do real quotidiano, e os universos femininos se expressam de modo contido, mas impressivo».

O júri da primeira edição foi constituído por Ana Margarida de Carvalho, António Modesto Navarro e Domingos Lobo.

O prémio é atribuído em três categorias distintas, de forma alternada: Literatura: Romance, Novela e Conto, na edição de 2023; Literatura: Poesia, em 2024; e Estudos Locais, em 2025.

As obras a concurso deverão ser originais, inéditas e não publicitadas por qualquer forma ou meio.

«Este galardão visa estimular a criação literária e a atividade de investigação e, em simultâneo, homenagear uma grande figura do concelho, pelo seu papel relevante para a vida política, cívica e cultural do município: Eufrázio Filipe», refere o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva.

A instituição deste prémio tem ainda por objetivos a valorização da língua portuguesa, a promoção da publicação de estudos de carácter local que contribuam para o enriquecimento e divulgação do património cultural e científico do concelho e o incentivo ao aparecimento de novos valores em áreas como a literatura e a investigação.

Os restantes concorrentes desta edição poderão levantar os seus trabalhos na Biblioteca Municipal do Seixal (de terça a sexta-feira entre as 10h00 e as 20h30 e aos sábados entre as 14h30 e as 20h30).

A segunda edição do prémio será lançada em breve.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito