Cantinho da Bicharada

Homem arguido por manter cachorro dentro de carro abandonado

Esta segunda-feira, 31 de julho, militares do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) de Vila Franca de Xira, receberam uma denúncia a dar conta de uma situação relativa a maus-tratos a animais de companhia na localidade de Vialonga.

Os elementos do SEPNA deslocaram-se ao local, onde detetaram um canídeo juvenil numa viatura em fim de vida, que representava um espaço confinado e que não reunia as condições necessárias ao seu bem-estar.

Um homem de 47 anos foi constituído arguido por maus-tratos a animal de companhia, e os factos foram comunicados ao Ministério Público de Vila Franca de Xira.

A ação contou com a colaboração dos serviços veterinários de Vila Franca de Xira, que se deslocaram ao local e recolheram o animal sendo-lhe proporcionado cuidados veterinários e sanitários.

A Guarda Nacional Republicana recorda que o abandono de animais de companhia constitui um crime punível com pena de prisão até seis meses ou com pena de multa até 60 dias.

A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de eventuais situações de maus-tratos ou abandono.

Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.    


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito