Cantinho da BicharadaMoita

Inaugurado Centro de Recolha Oficial de Animais Errantes da Moita

O concelho da Moita conta agora com um novo Centro de Recolha Oficial de Animais Errantes, inaugurado esta terça-feira por elementos do executivo da Câmara Municipal. O descerramento de placa foi feito pelo presidente da Câmara Municipal da Moita, Carlos Albino, em conjunto com o Bispo de Setúbal, Cardeal D. Américo Aguiar, e a vereadora Anabela Rosa.

A comitiva fez uma visita guiada às instalações onde estão, neste momento, cerca de 20 canídeos e pôde ver as condições que este equipamento oferece.

O projecto inicial do CROAE previa apenas metade da actual capacidade, pelo que o actual executivo camarário optou por «atrasar o início da obra, nos primeiros quatro meses do mandato, até porque esta seria apenas construída por metade» explicou Carlos Albino.

«Nessa altura foi dito aos técnicos que não existia disponibilidade, por aquele preço, para se fazer apenas metade do canil. Queríamos, por menos do que aquele preço, construir todo o equipamento.»

O presidente frisou que «uniram-se os esforços para chegar a uma solução, que envolveu toda a Câmara. Lançámos este canil por um valor abaixo daquilo que estava previsto e que seria só metade. Isso é significativo e a prova de uma boa gestão.»

Outra alteração foi a localização inicial, o que permitiu «que fizéssemos a ligação à rede de esgotos por apenas 10 por cento do valor previsto. Foi um bom uso dos dinheiros públicos para que depois sobrem recursos para dar resposta a outras necessidades da nossa população» garantiu o autarca.

Para a vereadora Anabela Rosa, responsável pelo Gabinete Veterinário Municipal «este projeto representa o compromisso da Câmara Municipal no âmbito do bem-estar animal. Aqui os animais serão todos bem tratados condignamente e terão cuidadores e cuidados veterinários.»

Deixou também um apelo «para todas as pessoas que queiram adotar um amigo de quatro patas, que podem agora deslocar-se ao nosso centro de recolha e encontrarão aqui um animal dócil e amigo para toda a vida».

Presente nesta inauguração esteve também Rodrigo Bronze, o aluno do concelho que foi o responsável pelo desenho da mascote do CROAE, que em breve será revelada ao público.

O projecto do CROAE teve um custo de cerca de 750 mil euros e apenas 100 mil foram apoiados pelo orçamento de estado, resultando num esforço económico feito pela Câmara Municipal da Moita em prol da resolução de um problema que há muito estava identificado.

Fonte: Câmara Municipal da Moita

DR CM Moita


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *