AtualidadeCantinho da Bicharada

Seis crias de golfinhos roazes-corvineiros nasceram em 2023 no Estuário do Sado

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas informa que durante o ano de 2023 nasceram no Estuário do Sado seis crias de golfinhos roazes-corvineiros, da espécie Tursiops truncatus.

Este é um «recorde» desde que se iniciou a monitorização desta população de roazes há cerca de 40 anos, indica o Instituto.

Com estes nascimentos, contabilizam-se agora 30 indivíduos pertencentes a esta população residente.

Estas crias serão apadrinhadas pelos alunos do 1.o ciclo do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama, Setúbal, do Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos, Palmela, do Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal e do Agrupamento de Escolas de Grândola.

Os agrupamentos fazem parte dos quatro municípios integrados na área da Reserva Natural do Estuário do Sado, e irão escolher os nomes com base num conjunto de propostas, no âmbito das ações pedagógicas que o ICNF desenvolve junto da comunidade escolar destes concelhos.

Os roazes-corvineiros, ou Tursiops Truncatus, devem o nome “roaz” ao facto de gostarem de roer as redes que os pescadores deitavam ao mar. Já “corvineiro” vem do gosto que esta espécie tinha pela corvina, quando ela existia em abundância na zona do estuário e que agora voltou ao estuário.

Todos os indivíduos desta população residente estão identificados individualmente pela barbatana dorsal e todos eles têm nome.

Apesar de comum em todo o mundo, a população de roazes-corvineiros residente no Sado é única no país e uma de três de que se tem conhecimento em toda a Europa.

Através da iniciativa “Proteger os Golfinhos”, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) promove ações de sensibilização da população local, turistas e visitantes alertando para a singularidade da população que ali habita e para os cuidados a ter na navegação aquando do avistamento e aproximação aos golfinhos.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *