DestaquePaís
Em Destaque

DECIR arranca hoje em todo o território

O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) arrancou este sábado com um total de mais de 13 mil operacionais.

Este sábado arrancou o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) 2023. Esta é uma das fases de maior empenhamento operacional deste dispositivo que terminará a 30 de setembro.

O governo através do Ministério da Administração Interna (MAI) coloca no terreno um total de 13.891 elementos provenientes de diferentes entidades de proteção civil. Segundo dados da secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, houve um aumento do dispositivo para este ano, um aumento superior a 7,5% face ao mesmo período de 2022, e de 42% face ao ano 2017.

Em declarações ao Diário do Distrito, a governante afirmou que para este ano estão cerca de 70 meios aéreos disponíveis para os incêndios em Portugal.

Segundo os dados do DECIR 2023, os 13.891 elementos são repartidos por 3.084 equipas de ação direta [mais 22 equipa do que em 2022], 2990 veículos [mais 157 do que 2022] e 67 meios aéreos [mais 7 do que 2022].

O governo avança que Portugal está preparado para as chamadas de socorro da comunidade, mas que a ação de sensibilização para incêndio terá que ser mais forte e uma missão de todos.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *