Cantinho da BicharadaDistrito de Beja

Associação Expandcourage lança petição pública para ‘Ajudar mais Animais!’

A Expandcourage – Associação de Intervenção e Ajuda a Animais iniciou uma petição no passado dia 26 de Outubro, com a qual pretende alargar a sua capacidade de actuação, nomeadamente com a obtenção de «um espaço para que a Associação possa cumprir os seus objetivos e, portanto, continuar a cuidar dos animais do município».

Fundada a 20 de setembro de 2020 em Ferreira do Alentejo, Beja, a Expandcourage – Associação de Intervenção e Ajuda a Animais dedica a sua existência aos animais e ao seu bem-estar.

«Infelizmente, o concelho de Ferreira do Alentejo ainda tem muito por fazer no que ao bem-estar animal diz respeito, mas para isso precisa de ajuda» refere a nota da Associação enviada às redações.

«A Associação compromete-se a continuar a lutar com empenho, dedicação e dinamismo em prol do bem-estar animal, por exemplo através da promoção: de iniciativas de bem estar animal; resgate, reabilitação e promoção da adoção de animais de diversas espécies tais como cavalos, cães ou gatos; apoios a detentores de animais com dificuldades financeiras, que não obstante, se provem zelosos e responsáveis.

Além disso, pretende realizar a esterilização de animais de companhia e organizar campanhas de sensibilização da população relativamente ao bem-estar animal, necessidade de esterilizar e providenciar as condições mínimas para a detenção de animais.

Neste momento a Associação não tem instalações próprias, «os animais para adoção a cargo da Expandcourage são alojados ou nas casas de membros da direcção da associação ou em FATs (famílias de acolhimento temporário).

A Associação também não tem qualquer apoio monetário estatal ou de entidades privadas. O seu trabalho é feito apenas com a ajuda da sociedade civil e rifas.»

Apesar das dificuldades os membros da Associação não baixam os braços, uma vez que têm noção da sua necessidade, mas «como tantas outras pelo país fora, só existem e continuam a ser necessárias porque o Estado e em especial os municípios não cumprem com as obrigações que lhes estão legalmente adstritas, nomeadamente, as que dizem respeito à obrigação da recolha de animais errantes ou esterilização de colónias (implementação do programa CED – Captura, Esterilização e Devolução)».


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *