Cantinho da Bicharada

5 Dicas para um pelo extraordinariamente perfeito

As dicas para cuidar do seu cão.

Pelo do cão pode ser um dos maiores indicativos de que o seu amigo está saudável ou precisa de algum ajuste nos seus cuidados. 

Pelos brilhantes e macios podem indicar uma saúde perfeita, pelos opacos, pelos fracos e sem vida podem ser sinais de que algo está errado com o seu amigo de 4 patas.

Hoje vou dar aqui, cinco formas de manter o pelo dos nossos amigos saudável e com uma aparência perfeita!
– Nutrição perfeita = pelo do cão perfeitoUma alimentação saudável e balanceada é uma das maiores chaves para que a pelagem esteja sempre forte e brilhante. Converse com seu veterinário de confiança para elaborar uma dieta ideal para as necessidades do seu amigo de acordo com a raça, o porte, a faixa etária ou até algumas necessidades específicas que demandem rações medicamentosas.

Pele seca, avermelhada ou com irritações pode significar algumas deficiências nutricionais ou até alergias a alguns alimentos, o que poderá tornar necessária uma mudança alimentar, por isso consulte o veterinário caso suspeite que o seu amigo de 4 patas esteja com alguma alergia alimentar. Dica: sempre que há uma mudança de alimentação, faça a transição de forma gradual, de forma que ele não sinta a mudança de uma vez (o que pode até acarretar problemas no estômago) e venha aceitar melhor a nova alimentação!

É também bastante importante que seu amigo tenha água limpa e fresca sempre à disposição para se manter hidratado, principalmente se toda a alimentação dele for composta por ração seca, uma vez que a falta de hidratação pode impactar diretamente na saúde dos pelos dos nossos amigos. Alguns suplementos alimentares como óleo de salmão também auxiliam na manutenção de pêlos brilhantes e saudáveis.

– Banhos são muito importantes! É muito importante que seu amigo tome banhos com alguma regularidade, e é preciso ficar atento aos diferentes tipos de shampoo utilizados, assim como acontece conosco, cada tipo de pelo exige um tipo específico de shampoo.
Nunca use o seu próprio shampoo para dar banho ao seu cão, pois pode causar alergias e, caso seu cão se mostre muito agitado na hora do banho, tenha paciência e procure acalmá-lo com reforço positivo, mostrando a ele que o banho pode ser um momento muito agradável.
Uma boa maneira para evitar o desconforto dele durante o banho é acostumá-lo com o processo desde de pequeno, após a vacinação completa.

– Escovação dos pelos é fundamental Mesmo que você sempre leve o seu amigo à tosquia/grooming, a escovação dos pelos em casa entre uma “sessão de beleza” e outra é muito importante para eliminar pelos mortos e desfazer possíveis emaranhados que podem ser muito incômodos ao seu pet.
Escovar os pelos do cão também é uma ótima maneira de passar um tempo com ele e mostrar que você se importa com ele. 

– Não se esqueça da proteção contra sol, areia, mar e cloroOs raios de sol podem ser perigosos aos cães tanto quanto são para nós. Cães, especialmente os de pele rosada e pelos brancos, também podem desenvolver cancro de pele devido à exposição excessiva ao sol, por isso consulte o seu veterinário sobre o melhor protetor solar para o seu amigo.
Água do mar, areia e cloro também podem ser prejudiciais, podendo causar ressecamento e irritações, após um passeio na praia ou brincadeiras na piscina de sempre um banho a ele.

– Previna infestações de pulgas e carraças!Coçar em excesso pode ser sinal de pulgas e carraças. infestação destas pragas, além de poderem causar doenças sérias, levam à irritação e ressecamento da pele dos cães, sendo possível até ocorrer uma queda de pelos.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *