Mundo

Vídeos mostram snipers e Putin vaiado no comício de aniversário de anexação da Crimeia

Foi amplamente transmitido pelas televisões, esta sexta-feira, o comício/festival de celebração do oitavo aniversário da anexação da Crimeia pela Federação Russa, que teve lugar no Estádio Olímpico Luzhniki, em Moscovo, e no qual Putin teceu várias considerações acerca da invasão à Ucrânia.

Um dos aspectos que todos notaram foi a interrupção do discurso de Putin, quando falava sobre o líder militar Fyodor Ushakov, passando de repente para a actuação do cantor Oleg Gazmov, a cantar ‘Para a Frente Rússia’ com elementos do exército, o que o Kremlin explicou ficar a dever-se a um problema técnico.

Mas nas redes sociais foram sendo divulgadas as provas de que o evento não correu propriamente da forma como queriam transmitir.

Além da presença de snipers no estádio, Putin, ao contrário de outros anos, esteve sempre dentro de uma espécie de jaula em vidro, protegido de potenciais atiradores.

E a determinada altura, conforme um vídeo a que o Diário do Distrito teve acesso, ouvem-se claramente assobios durante o discurso de Putin.

Também foi exposto que, embora muitos dos presentes no evento o fizessem por convicção, outros foram praticamente obrigados a tal, conforme o correspondente do jornal online russo SOTA.vision pôde verificar quando tentou entrevistar alguns dos que aguardavam para entrar no estádio.

Sem grande vontade de participarem na entrevista, alguns respondem que «foram colocados em autocarros e levados ao local», conforme demonstra o vídeo partilhado pela empresa de média.

Já os espectadores estavam sob a mira de snipers que se encontravam em várias zonas altas do estádio olímpico e que não passaram despercebidas aos presentes, conforme este vídeo que mostra vários homens a disporem-se sob o tecto, na zona de iluminação.

Snipers captados pelos que se encontravam no Estádio de Luzhniki


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *