Opinião

Uma Visão de hoje e amanhã

As opiniões expressas neste artigo são pessoais e vinculam apenas e somente o seu autor.

Palmela, está prestes a celebrar um marco importante: o 97.º aniversário da restauração do seu concelho,  47 anos em democracia. Este território é uma verdadeira joia que merece ser admirada em toda a sua grandeza.

O concelho de Palmela é uma pérola que merece ser polida e apreciada em toda a sua magnitude. Esta região é rica em história e cultura, sendo obrigatório por quem cá passa a visita ao Castelo, que por si próprio é uma referência em toda a Península de Setúbal, como também desempenha um papel fundamental no desenvolvimento económico de Portugal com o seu Parque Industrial da Autoeuropa. Palmela é um lugar onde a tradição do vinho, do queijo, da Fogaça, da Maçã Riscadinha e da Sopa Caramela, concorrem para um  ambiente único ao dispor dos seus habitantes e visitantes.

Mas olhar para o futuro é assim fundamental para garantir que este concelho evolua de forma sustentável e corresponda às exigências e desafios do século em que estamos. Não podemos continuar a adiar soluções e respostas necessárias. Neste contexto, é crucial repensar o que deve ser um concelho nesta nova era e quais devem ser as suas prioridades.

Sustentabilidade

O urbanismo tem de ter um cariz verde e sustentável, por via da preservação dos recursos naturais, a promoção de energias renováveis nos edifícios públicos e a recolha eficiente dos resíduos/lixos para que as gerações futuras possam continuar a admirar a beleza natural e histórica  que caracteriza o concelho. O desenvolvimento de corredores e manchas verdes são passos essenciais na construção de um mundo mais sustentável.

Economia Local

Palmela deve incentivar a diversificação da economia local,  com turismo sustentável e economia digital. Ao fazer isso, não apenas cria empregos, mas também preserva o ambiente e contribui para a transição digital e energética. As autoridades locais precisam fazer uma aposta estratégica na criação de um parque empresarial baseado nas novas tecnologias.

Inovação e Educação

Inovação, tem de ser o mote para tudo o que é feito nos dias de hoje.  Todo o investimento na formação das gerações futuras, é um investimento direto no futuro do concelho. As escolas devem ter sempre os meios necessários para proporcionar uma educação de qualidade, preparando os nossos jovens para os desafios do século. Quando me refiro aos meios necessários, a título de exemplo, não é tolerável que hoje em dia haja calor ou frio nas salas ou infiltrações de água nas escolas, como as notícias recentes nos confirmam.

É essencial também a criação de um Programa de Desenvolvimento de Creches em Palmela, como âncora de políticas de promoção e apoio às famílias e crianças do concelho.

 Mobilidade e Infraestruturas/Urbanismo

Não posso deixar de mencionar a importância da mobilidade e das infraestruturas que são um pilar estrutural na vida de todos. A rede de transportes públicos tem de evoluir, dado que são condições que impactam o acesso dos cidadãos a oportunidades de emprego, educação e lazer. O próprio pensamento de ser difícil viajar para uma estação de comboios ou para outra freguesia não pode continuar a existir. A construção de novas estradas e ciclovias deve também estar na  agenda para melhorar a qualidade de vida dos habitantes.

Os tempos que atravessamos exigem, de uma vez por todas, que as  decisões políticas e a cidadania estejam alinhadas com uma visão atualizada para garantir um futuro próspero e harmonioso para todos os habitantes. A título de exemplo, o nosso Plano Diretor Municipal – PDM é de 1997, é por excelência o documento estratégico do concelho, é a base para tudo, mas claramente está ultrapassado.

Ao adotar uma abordagem transformadora e inovadora o concelho de Palmela será um modelo inspirador para outras regiões. Não nos deixemos enganar, pois transformar e reformar leva o seu tempo para que mais tarde possamos usufruir dos resultados.

Acredito que Palmela tem um potencial extraordinário que merece ser realizado, mas será necessário um compromisso firme e visão clara, para alcançar grandes conquistas.

Este concelho tem de ambicionar ter um futuro melhor do que o passado.

___

Pedro Belo Pires  linktr.ee/pedrobelopire | Vogal da Comissão Política da Secção do PSD de Palmela


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito