DestaquePaís
Em Destaque

ÚLTIMA HORA | DGVA alerta para febre do Nilo Ocidental nos equinos

O alerta é direcionado para os proprietários de cavalos, a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGVA) pede para estarem atentos aos sintomas nos animais.

A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária alertou este domingo que as explorações de equinos tenham atenção aos sintomas de doença nos animais.

Em causa está o Febre do Nilo Ocidental, uma doença causada por um flavivírus, mais conhecido pelo vírus do Nilo Ocidental, relacionado com as encefalites equinas.

Esta é uma doença transmitida direta ou indiretamente entre os animais e o ser humano, sendo transmitida por mosquitos, podendo causar também doença em aves selvagens, humanos e cavalos.

Segundo informação da DGVA, as aves selvagens são os hospedeiros primários da doença, mantendo o vírus em circulação graças ao ciclo de transmissão do mosquito, considerando que os humanos e os equinos são os hospedeiros finais deste vírus, pelo que não transmitem a doença entre eles.

Em 2021, Portugal registou quatro focos da doença, em Coruche, Loulé, Silves e Beja, já em 2022 foi a fez de Alcácer do Sal e Portalegre registarem dois focos da doença.

A DGVA alerta que para qualquer situação de suspeita de doença que a mesma seja reportada para a entidade.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *