Almada

Trafaria | Moradores do 2ª Torrão reclamam soluções e pedem ao Governo condições dignas

Ministra da Habitação visitou o bairro a convite da Associação Cova do Mar.

Moradores do bairro do 2º Torrão, na Trafaria, apelaram esta quarta-feira à ministra da Habitação Marina Gonçalves a resolução do seu realojamento, mas também a necessidade de serem garantidas condições dignas nas actuais residências enquanto não existirem novas soluções.

Marina Gonçalves visitou aquele bairro onde em Outubro de 2022 algumas casas do bairro foram demolidas, tendo a Câmara Municipal de Almada justificado a acção com o risco de derrocada das construções situadas numa linha de água que atravessa o bairro.

Esta visita surgiu a convite da Associação Cova do Mar, que presta apoio social no bairro do 2.º Torrão, mas contou também com a presença da autarca de Almada, Inês de Medeiros, do vereador da Habitação, Filipe Pacheco, e do presidente do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU).

Os moradores queixaram-se do processo de realojamento tendo alguns referido que foi feito “de forma desumana e abrupta”, acusações várias vezes refutadas pelos autarcas que alertaram para a emergência da situação e para as soluções de urgência de alojamento encontradas na altura e posterior realojamento em casas encontradas pelo concelho.

A ministra garantiu aos moradores que o Governo está a trabalhar para que todas as pessoas possam ter acesso a uma habitação e realçou a importância de existir um trabalho conjunto com as autarquias, moradores e associações locais.

O 2.º Torrão, na freguesia da Trafaria, é um bairro precário com mais de três mil pessoas, que há cerca de 40 anos se começou a formar ilegalmente, uma condição que se mantém, assim como as carências habitacionais, a falta de luz, de esgotos ou de limpeza nas ruas.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *