Cultura

Tradição da Queima do Judas volta a iluminar o Centro Histórico de Palmela nesta Páscoa

O Centro Histórico de Palmela vai receber no próximo dia 30 de março, mais uma edição do Queima do Judas.

No próximo dia 30 de março, pelas 21h00, as ruas pitorescas do Centro Histórico de Palmela vão ser palco de uma das mais emblemáticas tradições pagãs que marcam a Páscoa.

A Queima do Judas promovido pela Câmara Municipal de Palmela em colaboração com as coletividades locais, o evento promete encantar moradores e visitantes com uma noite repleta de simbolismo e alguns testamentos que Judas vai deixar nas ruas e ruelas do Centro Histórico de Palmela.

O Queima do Judas é uma tradição ancestral, que remota há séculos passados, e pretende representar a traição de Judas Iscariotes, um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, durante a Semana Santa. Neste ritual, um boneco representando Judas é pendurado em local público e, após um cortejo pelas ruas da vila, é queimado numa fogueira, simbolizando o castigo pelo seu ato de traição.

O ritual foi recuperado pela autarquia no ano de 1995, no âmbito do Programa Municipal do Teatro.

Este é mais um ano em que as coletividades de Palmela unem esforços para realizar a Queima do Judas ainda mais memorável, com músicas tradicionais, danças e manifestações culturais típicas da região. O evento promete envolver toda a comunidade, desde os mais jovens aos mais idosos, numa celebração que une tradição e convívio.

O percurso já está delineado e o arranque será no Largo dos Loureiros, com passagem pelo Largo do Município, Praça do Duque de Palmela, Largo D. Afonso Henriques, Largo D. João I, Largo do Mercado, entroncamento entre a Rua Hermenegildo Capelo e Rua Heliodoro Salgado, Largo do Marquês de Pombal, Largo Paço da Formiga e por fim, o Largo de São João, onde se vai ouvir o testamento da Câmara Municipal de Palmela.

Para os habitantes locais, a Queima do Judas é mais do que uma simples tradição, é um momento de reencontros com as raízes culturais e religiosas, uma oportunidade de fortalecer os laços comunitários e celebrar a chegada da Páscoa de uma forma única e especial.

Por isso, no próximo sábado, junte-se à comunidade de Palmela e deixe-se envolver pelo encanto e pela magia da Queima do Judas, uma tradição quer perdura ao longo dos séculos que continua a animar e a iluminar o coração do Centro Histórico de Palmela.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *