Cultura

Filho da PIDE: Uma jornada de memória e resistência

No contexto das celebrações dos 50 anos do 25 de Abril, Paulo Pereira, autor do livro "Filho da PIDE", apresentou a sua obra no passado sábado, 13 de abril, no Salão Nobre da Junta de Freguesia da União das Freguesias do Montijo e Afonsoeiro. O evento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, do vereador José Manuel Santos e do presidente da União das Freguesias do Montijo e Afonsoeiro, Fernando Caria.

O livro narra os desafios enfrentados por um protagonista que, ainda criança, foi viver para França e, já em idade avançada, recebe a surpreendente informação de que os seus pais estão vivos, sendo que a mãe, à beira da morte, trabalhou para a PIDE. Este relato desencadeia uma jornada de conhecimento e confronto com um passado marcado por torturas e crimes cometidos pela polícia política ao serviço da ditadura.

Nuno Canta destacou a importância desta obra como um exercício de responsabilidade perante a comunidade, evidenciou a necessidade de avançar rumo a um futuro de democracia e liberdade, sem regressar a um passado de censura, xenofobia e ódio. O presidente salientou que assumir responsabilidades políticas significa comprometer-se com os valores democráticos e os ideais do 25 de abril de 1974.

Por sua vez, o autor, Paulo Pereira, expressou que uma das motivações para escrever o livro foi a falta de discussão sobre os acontecimentos do passado e os sacrifícios de milhares de pessoas pela democracia. Destacando a importância de compreendermos o passado para evitar retrocessos e assegurar que não voltaremos atrás.

A apresentação do evento iniciou com uma intervenção do PICA – Projeto de Intervenção Cultural e Artes e culminou num momento musical protagonizado por Catarina Sousa. A iniciativa foi organizada pela Banda Democrática 2 de Janeiro em colaboração com o Projeto de Intervenção Cultural e Artes (PICA), contando com o apoio da Câmara Municipal do Montijo e da União de Freguesias de Montijo e Afonsoeiro.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito