Distrito de Faro

Terra tremeu no Algarve

Na madrugada desta terça-feira.

Um sismo com magnitude 3,9 na escala de Richter foi registado nesta madrugada de terça-feira no Algarve, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que indica que o sismo foi sentido pelas 1h49, com um epicentro que se localizou a 98 quilómetros a sul-sudoeste de Faro.

O abalo “foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) na região de Albufeira”, acrescentou o instituto em comunicado.

A escala de Mercalli Modificada mede os “graus de intensidade e respetiva descrição”. Quando há uma intensidade III, considerada fraca, o abalo é “sentido dentro de casa” e “os objectos pendentes baloiçam”, sentindo-se uma “vibração semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados”, revela o IPMA na sua página da Internet.

Segundo a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito