Distrito de Faro
Em Destaque

Veleiro em risco de naufrágio auxiliado pela Marinha

A Marinha Portuguesa liderou este sábado uma operação de resgate no Algarve, coordenando o auxílio a um veleiro em risco de naufrágio.

Foi através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa que a Marinha Portuguesa desempenhou um papel crucial este sábado, pelas 9h30, no salvamento e resgate de dois tripulantes que estavam a bordo de um veleiro de nome “Vitess”, que enfrentava na altura uma entrada de água significativa, correndo o risco iminente de naufrágio.

A embarcação encontrava-se cerca de 1,5 milhas náuticas, o que equivale a 3 quilómetros, ao sul da praia da Fuzeta.

O alerta foi recebido no MRCC Lisboa por meio de uma chamada de emergência efetuada pela tripulação do veleiro, que ao pedir auxílio relatou qual o ponto de situação e o perigo de naufrágio devido à quantidade alarmante de água que entrava na embarcação.

O Capitão do porto de Olhão acionou todos os meios disponíveis – embarcação salva-vidas de Olhão e lancha do ISN – para o local, outros meios também foram mobilizados como os da jurisdição da Capitania de Tavira e de Vila Real de Santo António, que prestaram suporte ao veleiro e auxiliaram na drenagem da água.

Após intensos esforços conjuntos, o veleiro conseguiu navegar até águas espanholas, por volta das 12h10, onde passou a ser monitorizado pelo Centro de Busca e Salvamento de Huelva durante toda a rota em direção ao porto de Mazagón.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito