Sines

Sines | Grupo de cidadãos avança com providência cautelar para impedir abate de sobreiros

O grupo de cidadãos ‘Vamos salvar os sobreiros’, através do Grupo de Ação e Intervenção Ambiental (GAIA), entregou no Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) de Beja uma providência cautelar para anular o despacho do Governo que permite o abate de 1.821 sobreiros para a construção de um parque eólico em Sines.

O documento foi entregue esta terça-feira e pretende anular o despacho do ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, que reconhece o ‘imprescindível interesse público do projeto eólico de Morgavel’.

A ação judicial do grupo ‘Vamos salvar os sobreiros’ é apoiado pelo GAIA, pela Associação Regenerativa de São Luís, de Odemira (Beja), e por «um conjunto muito vasto de movimentos de pessoas independentes e outras associações ambientalistas portuguesas», indica nota enviada às redações.

Nesta, os promotores da ação judicial consideram que o ministro do Ambiente «proferiu um despacho totalmente ilegal por não cumprir nenhum dos requisitos, pelos quais pode ser autorizado o abate de milhares de árvores.

«Para nós este despacho é ilegal porque autoriza a EDP a abater cerca de duas mil árvores e, por isso, entendemos que a lei não está a ser cumprida», disse à Lusa a porta-voz do grupo, Avani Ancok.

«O alegado argumento de imprescindível utilidade pública não se realiza porque sabemos que a transição energética é necessária, mas não é a destruir o ambiente e quando sabemos que nada destes lucros vão ficar para as populações locais» referiu Avani Ancok.

O Governo irá permitir o abate de perto de dois mil sobreiros, e é parte também no processo de construção do parque eólico de Morgavel, explica o movimento, «porque contratou com a empresa Parque Eólico de Moncorvo, promotora do projeto e ligada ao grupo EDP, a construção de um parque eólico como forma de cumprir as metas do protocolo de Quioto e o plano nacional de energia».


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *