Sines

Sines | Construção de Centro de Dados Start Campus pode ter destruído habitats naturais

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) está a investigar a eventual destruição de habitats prioritários na zona onde está a ser construído o Centro de Dados da empresa Start Campus, em Sines.

Em resposta à Agência Lusa, o ICNF confirmou que «decidiu avançar com uma ação de fiscalização coordenada entre as Direções Regionais do Algarve e do Alentejo para averiguar da eventual destruição de habitats prioritários na zona do Data Center, em Sines».

Esta investigação está em curso desde esta semana e «qualquer prática ilícita detetada seguirá os trâmites previstos na legislação», precisou o ICNF numa resposta por escrito enviada à Lusa.

O ICNF esclareceu ainda que «participou sempre no processo na qualidade de entidade consultada pela Agência Portuguesa do Ambiente, enquanto autoridade de avaliação de impacte ambiental neste processo» e que foi responsável pela «elaboração de pareceres sobre áreas dentro e fora da Zona Especial de Conservação – ZEC da Costa Sudoeste».

De acordo com aquele organismo, «depois de avaliados os possíveis impactes na flora, fauna e habitats, os pareceres, apesar de favoráveis, foram condicionados à apresentação de diversos planos de minimização, compensação e monitorização».

Estes planos passariam pela transferência dos habitats, «garantindo a sua proteção», mas assevera ainda o ICNF que, na altura em que elaborou a sua avaliação, «não foi detetada qualquer destruição de habitats prioritários na zona do DataCenter de Sines».


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *