Distrito de Setúbal

Setúbal | “Não nasci em Portugal, mas não é por isso que nos devemos sentir menos portugueses”

O presidente da Fundação do Desporto, Paulo Frischknecht, discursou na homenagem feita ao campeão mundial de triplo salto, Pedro Pichardo, esta quarta-feira no Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal, onde referiu algumas palavras de conforto ao facto do atleta não ter nascido em Portugal, mas que mesmo assim carrega a bandeira do país lusitano com orgulho pelo mundo fora.

Paulo Frischknecht, começou o seu discurso ao dar os parabéns à Câmara Municipal de Setúbal, por ter acolhido tão bem Pedro Pichardo e por, acima de tudo, terem disponibilizado o Complexo Municipal de Atletismo e todos as condições para o atleta treinar e evoluir.

“Ao contrário do que alguns dizem, Portugal não é um país que não sabe acolher. Portugal sabe acolher. Somos um país de gente boa, que se distância das pessoas com comentários mais infelizes de raiz xenófoba e racista”, disse o presidente da Fundação de Desporto, ao lamentar as atitudes de algumas pessoas racista, que pouco ou nada fizeram pelo país, comparado ao destaque que Pedro Pichardo, luso-cubano, tem dado a Portugal com as provas de excelência no triplo Salto.

Paulo Frischknecht, revelou que não é “um português puro”, pois é filho de pai suíço e filho de mãe alentejana, porém, diz que “não é por isso que nos devemos sentir menos portugueses, ou menos qualificados para receber esse reconhecimento público”.

O presidente da Fundação de Desporto finaliza a sua declaração ao dar os parabéns pela grande medalha conquistada por Pedro no mundial de Eugene, no Estados Unidos da América. Também congratulou Jorge Pichardo, pai e treinador do atleta, pelo trabalho, persistência, e dedicação que tem com Pedro Pichardo, seja no campo familiar ou desportivo.

Pedro Pichardo continua a treinar com o objetivo de superar o recorde mundial de triplo salto, algo que o atleta refere “estar ao alcance” tratando-se apenas de uma “questão de tempo”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *