Distrito de Setúbal

Setúbal | APSS aposta em energias renováveis e na qualidade ambiental

A Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) está, neste momento, a apostar nas energias renováveis e na qualidade ambiental do rio Sado. Em entrevista exclusiva com o presidente da administração, José Castel-Branco, foi possível averiguar um conjunto de projetos que pretendem transformar a APSS numa “indústria verde”.

Após algumas controvérsias sobre o aprofundamento do canal do rio Sado, eis que surgem as primeiras benefes da obra, pois além de permitir uma maior segurança para as embarcações que ali passam, agora, segundo o presidente da Administração dos Portos de setúbal e Sesimbra, José Castel-Branco, irá ser possível “receber navios maiores e mais modernos, menos poluentes e mais sustentáveis do ponto de vista ambiental. Uma frota mais recente e não tao poluidora”, ao que se traduz também numa maior eficiência económica e produtiva para a cidade sadina.

O presidente da APSS também revelou que foram feitos trabalhos e melhorias na linha férrea do Porto de Setúbal, de modo a “ter um meio para escoar produtos que seja sustentável a nível ambiental”. Avança ainda que está planeado o projeto de eletrificar toda a movimentação férrea no Porto de Setúbal, que irá evitar que existia qualquer tipo de adaptação nas linhas, quando efetuam a chegada ao porto, passando a existir uma continuidade entre a linha nacional e a zona portuária de Setúbal.

Este projeto está a ser desenvolvido pela APSS em conjunto com as Infraestruturas de Portugal e tem um prazo de finalização previsto de 2 anos, algo que vai “melhorar muito as condições de transporte e diminuir os custos da operação da ferrovia dentro do Porto de Setúbal”, menciona José Castel-Branco.

Para além destes investimentos de larga escala, a APSS está a investir em postos de carregamento elétrico, seja para as empresas que vêm atuar no Porto de Setúbal, seja para o próprios empregados da administração, de modo a promover uma locomoção mais sustentável, com menos efeitos no ambiente e claro, a capacidade de receber embarcações mais recentes que tenham como forma de movimentar os equipamentos internos a eletricidade.

“É uma nova industria, do ponto de vista ambiental, virada para a produção através de energias renováveis – é uma industria verde. Certamente trará um desenvolvimento, nesta área, a Setúbal, e isso é muito importante”, remata José Castel-Branco com os olhos postos no futuro da APSS enquanto amiga do ambiente e empresa ambientalmente sustentável.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *