AtualidadeGrândola

Setúbal | Apenas um concelho com mais homens que mulheres no distrito

Os resultados dos Censos 2021 do Instituto Nacional de Estatística permitem criar uma geografia do género em Portugal, onde o número de mulheres é maioritário exceto em 8 concelhos, apresentado ontem pelo Grupo Marktest.

A relação de masculinidade (rácio entre homens e mulheres) é de 91%. Em Portugal, o que significa que, por cada 100 mulheres residentes, existem 91 homens.

Segundo os dados provisórios dos Censos 2021 do INE, disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest e na sua aplicação web Municípios Online, entre os 10 345 mil residentes em Portugal continental, 4 milhões e 921 mil são homens e 5 milhões e 424 mil são mulheres.

Em relação aos dados concelhios, se na maioria dos concelhos o sexo feminino é predominante (299 em 308 concelhos), existem oito concelhos onde predomina o sexo masculino.

Odemira é o concelho onde a relação de masculinidade é mais elevada, com uma proporção de 124 homens por 100 mulheres.

Segue-se o Corvo (115), Lajes das Flores (108), Grândola (103) e Mourão (102), e ainda Ferreira do Alentejo, Vila Franca do Campo e Monchique, onde a onde a maioria dos residentes são do sexo masculino, numa proporção de 101 homens por 100 mulheres.

Por sua vez, Santa Cruz das Flores é o único concelho do país onde reside o mesmo número de homens e de mulheres.

Comparativamente ao anterior Censo, foi no concelho de Odemira que mais aumentou a relação de masculinidade, ao passar de 102 homens por 100 mulheres em 2011 para os 124 agora observados.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *