Almada

Série crossmedia conta a história de Porto Brandão

Por cada episódio, é possível escolher entre 3 formatos: o vídeo (disponível no YouTube, no site oficial e nas redes sociais), o ‘podcast’ (disponibilizado no site e nas plataformas de áudio) e a reportagem escrita (que poderá ler no site). O primeiro episódio estreia já na próxima sexta-feira.

A série conta a história de Porto Brandão, um lugar em Almada, com uma das melhores vistas para Lisboa que, para a «Mensagem» está “parada no tempo há cerca de 50 anos”. Este projeto conta a vida desta terra de pescadores e com um papel histórico no país.

Em Porto Brandão vivem cerca de 650 pessoas. É a primeira paragem para quem passa de barco de Belém até à Trafaria, mas quase ninguém sai para ali ficar ou visitar. Há 50 anos que Porto Brandão está parado no tempo. Já foi terra de pescadores, de indústrias e morada de um lugar histórico no país: o Lazareto e Asilo 28 de maio, um edifício imponente, hoje em ruínas, que assistiu a quarentenas, a brincadeiras de meninas e à chegada da população das ex-colónias.

O trabalho de requalificação de Porto Brandão já está em marcha. Nesse sentido, a Operação de Reabilitação Urbana (ORU) consubstancia na ARU uma série de benefícios que se traduzem em inúmeras vantagens para quem decide reabilitar os seus edifícios, beneficiando proprietários e arrendatários. Vantagens que podem ir desde comparticipação financeira nas obras, até benefícios fiscais ou incentivos ao arrendamento.

Esta localidade do concelho de Almada é famosa pela sua gastronomia típica, onde se destacam as famosas «carvoadas» que atraem inúmeros turistas e visitantes. O topónimo Porto do Brandão surge já na carta de foral que o rei D. Manuel I deu a Almada em 1513.

Na origem da localidade e ao longo da sua história, destaque para as atividades ribeirinhas, como a pesca, os transportes fluviais e a construção naval. Importa referir também aqui, a Fortaleza da Torre Velha ou Forte de São Sebastião da Caparica, classificado como Monumento Nacional, que em tempos funcionou também como Lazareto. Contribuindo para esta pérola, estão também as vistas únicas para o rio Tejo e Lisboa, nomeadamente para uma das suas zonas mais nobres, Belém.

O Porto Brandão foi uma das terras onde se construíram os barcos para as grandes viagens à Índia, Brasil e às restantes partes do mundo onde os portugueses foram a visar negociar. Hoje, o local é conhecido mundialmente por ser local de visita e celebração das lendárias famílias covilhanenses Batistas, Baltazar e Riços.

Porto Brandão é um lugar com vista privilegiada sobre o rio Tejo e Lisboa, mas à espera de um futuro que já se vai a anunciar. É precisamente a esta história que a Mensagem dedica agora uma série crossmedia: para ver, ler e ouvir.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *