Santiago do Cacém

Seis mil árvores plantadas em Santiago do Cacém

A atividade insere-se no âmbito da iniciativa Florestas 2030, promovida pela União Europeia.

A Câmara de Santiago do Cacém plantou, em 2023, um total de seis mil árvores de 10 espécies diferentes no âmbito da iniciativa Florestas 2030, promovida pela União Europeia (UE), divulgou o município.

Segundo a autarquia, esta ação faz parte da Estratégia para a Biodiversidade da UE, que visa contribuir para a melhoria da qualidade do ar, a redução dos efeitos das alterações climáticas e a promoção da biodiversidade. As árvores plantadas foram oferta da Fundação GALP e todos os trabalhos de plantação foram executados mediante meios do município do Litoral Alentejano.

“Juntos pelo futuro das florestas e do território” é o compromisso do projeto Florestas 2030, assinado por 25 organizações, entidades e empresas que se uniram num apelo à participação de toda a sociedade rumo a uma floresta portuguesa com futuro.

Este compromisso visa uma floresta mais bem gerida, mais resiliente, mais valorizada e mais reconhecida, ou seja, “uma floresta que seja fator de segurança contra as alterações climáticas, elemento-chave de uma bioeconomia inovadora e que recupere a confiança da sociedade e o reconhecimento político dos portugueses”.

A nível europeu, a Nova Estratégia da UE para as Florestas 2030, adotada em 2021, é um referencial importante e ambicioso. Já a nível nacional, a preservação das florestas é especialmente focada na Estratégia Nacional das Florestas 2030 (ENF 2030) e no Programa de Ação para a Adaptação às Alterações Climáticas (P-3AC) – sublinhando-se, em especial, a importância do aumento da resiliência dos territórios florestais, da redução da vulnerabilidade ao risco de incêndio e da promoção de uma gestão sustentável dos territórios.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *