DesportoSantiago do Cacém

Santiago do Cacém recebeu Final do Campeonato do Mundo de EnduroGP 2023

Santiago do Cacém foi palco da final do Campeonato do Mundo de EnduroGP 2023, a etapa Terra Única GP de Portugal.

O motociclista Steve Holcombe, da Beta Factory Racing, conquistou o título de EnduroGP, tornando-se pela nona vez campeão mundial.

O presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, salientou que «teve uma expressão muito significativa» o facto da etapa Terra Única ter feito parte do mundial de Enduro.

A etapa Terra Única GP de Portugal teve na organização a Associação MotorSport de Vila Nova de Santo André, a Câmara Municipal de Santiago do Cacém e a Prime Stadium, entidade promotora do Mundial de Moto Enduro GP em Portugal. Contou, também, com o apoio da Junta de Freguesia de Santo André e de várias entidades locais.

O Campeonato do Mundo de EnduroGP 2023 terminou, dia 8 de outubro. Steve Holcombe completou a temporada com dose dupla, reclamando também o Campeonato do Mundo de Enduro2. As celebrações para a Beta Factory Racing não ficaram por aí: Brad Freeman terminou a etapa de Santiago do Cacém sagrando-se campeão mundial em Enduro3.

Vencedor do primeiro dia e recém-coroado campeão mundial de Enduro1, Josep Garcia (Red Bull KTM Factory Racing) não esteve disposto a abrandar no último dia. O espanhol dominou as cinco primeiras especiais e construiu uma vantagem inicial de 15 segundos sobre Steve Holcombe, com Andrea Verona (GASGAS Factory Racing) em terceiro lugar, a escassos três segundos do britânico. Nathan Watson (RedMoto Honda), com um décimo de segundo de diferença para o italiano, juntou-se ao trio da frente e garantiu uma batalha entre os quatro pilotos na disputa pelo pódio final da temporada.

O segundo lugar de Watson acabou por ser ainda mais dramático para Verona, porque o fez descer para o terceiro lugar da classificação geral do campeonato, a um ponto de Garcia, que assim se tornou vice-campeão mundial de EnduroGP 2023.

No GALFER FIM Campeonato do Mundo de Enduro Júnior a disputa foi entre Jed Etchells (Fantic) e Albin Norrbin (Fantic). Os sete pontos de vantagem sobre Norrbin obrigavam Etchells a terminar, pelo menos, em terceiro, o que, apesar da excelente prestação do sueco, acabou por acontecer e permitir a conquista do seu primeiro título mundial. Norrbin acabaria, no entanto, por festejar e ver recompensado o esforço do dia ao garantir o título Júnior2.

Com os títulos de Enduro Youth e Enduro Feminino já decididos no primeiro dia por Kevin Cristino (Fantic) e Jane Daniels (Fantic), respetivamente, o segundo dia viu Cristino ganhar novamente para fazer 11 vitórias em 2023. Mantendo-se invicta em 2023, a inevitável Daniels fez uma série limpa de vitórias no Magnorange FIM Campeonato do Mundo de Enduro Feminino.

Frederico Rocha (GasGas) da classe Youth, o único português a correr no Campeonato do Mundo de EnduroGP, ficou em 30.º da sua classe.

Fonte: Câmara Municipal de Santiago do Cacém


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *