À Boa MesaSantiago do Cacém

Santiago do Cacém | Propostas de fazer crescer água na boca em Santo André

A Junta de Freguesia de Santo André anuncia a realização da 7.ª edição do Festival Gastronómico da Lagoa de Santo André, que irá ter a duração de dez dias e a participação de treze restaurantes.

São «os sabores da lagoa, do mar e da terra, sempre com o objectivo de ajudar a projectar, cada vez mais, a freguesia de Santo André e o Litoral Alentejano», frisa David Gorgulho, presidente da Junta de Freguesia.

«O nosso património gastronómico local é um motivo de orgulho para todos e constitui um importante activo económico e turístico, que devemos promover e potenciar» escreve o autarca numa nota divulgada nas redes sociais da Junta de Freguesia.

A edição deste ano, de 27 de Outubro a 5 de Novembro, volta a apresentar o formato de 2022 em que o Festival decorre nos restaurantes aderentes, ao contrário das anteriores edições, em que este tinha lugar numa tenda multiusos.

Para os visitantes, os menus são variados com pratos que vão do ensopado de linguado, massinha de choco, ensopado de enguias, risoto de tomate com filetes de robalo, polvo ao alhinho e paella de marisco, aos pratos de carne como o leitão assado em forno de lenha, pato estufado com vinho tinto e batata doce, ou costeletas de borrego alentejano com migas de legumes e batata doce frita, com lugar também para sabores menos tradicionais, com as enguias grelhadas com arroz de sushi e molho taré, e até pratos para vegetarianos, como o seitan à portuguesa.

Participam nesta edição do Festival os restaurantes A Cascalheira, By Kenia restaurante e pizzaria, Cantinho dos Sabores, Casa do Benfica de Santiago do Cacém, Dom Lucas, restaurante Faz-te Esperto, Figo Doce, Ginger Café, Marina’s restaurante, Prana Lounge Bar, restaurante Mesa da Vila, Steakhouse Os Galletos, Ti Lena restaurante e Casa do Gin.

Além da degustação dos pratos, o programa inclui também uma prova de vinhos no dia 28 de Outubro, um ‘workshop’ de alimentação saudável no dia 31 de Outubro, um ‘showcooking’ com o chef  David Vitorino a 4 de novembro, e uma exposição sobre a lagoa de Santo André no Monte do Paio, em Brescos.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *