Santiago do Cacém

Santiago do Cacém | População assustada com invasão de javalis em Santo André

Já existe um plano para capturar os animais.

Nas últimas duas semanas, a população da vila de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, tem estado em sobressalto devido à destruição provocada por javalis.

O presidente da Junta de Freguesia de Santo André, David Gorgulho, admitiu aos microfones da TSF que não sabe exactamente de quantos animais estamos a falar, mas disse que são “muitos”.

David Gorgulho compreende a insatisfação da população e garante existir um plano de acção para eliminar os porcos selvagens, que passa por atrair os animais com comida, levando-os para uma zona específica, onde serão caçados. Este plano já obteve autorização do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Recorde-se que, em Maio, o Governo apresentou um plano no qual se constatou uma sobrepopulação de javalis, a rondar os quatrocentos mil em todo o território nacional.

Na mesma altura, o secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino, disse que era necessário reduzir esta população “entre 10% e 20%, nos próximos cinco a 10 anos.” O objectivo passa por diminuir os prejuízos na agricultura e eventuais acidentes rodoviários.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *