Santiago do Cacém

Santiago do Cacém | Autarquia investe 2,8 milhões de euros em apoio a alunos

A Câmara de Santiago do Cacém anunciou que este ano letivo prevê investir 2,8 milhões de euros num conjunto de medidas para melhorar as condições de aprendizagem dos alunos.

Entre estas medidas estão a gratuitidade das refeições escolares, apoio financeiro na aquisição de material escolar e visitas de estudo, num investimento de 130 mil euros, que vão abranger as crianças da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico, que beneficiam de ação social escolar.

A autarquia oferece também os cadernos de fichas de atividades aos alunos do 1.º ao 4.º ano de escolaridade (no valor de 40 mil euros); assegura a totalidade do valor dos passes escolares em transporte público e garante também circuitos especiais de transportes escolares desde o 1.º ciclo do ensino básico e de qualquer escalão de rendimentos, num montante investido de 690 mil euros.

Segundo a nota da autarquia, «de um universo de 1.533 crianças da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico, cerca de metade são beneficiários de medidas de ação social escolar».

A rede pública de educação pré-escolar e de atividades de animação e apoio à família do município têm uma cobertura territorial de 100%, o que permite que todas as freguesias tenham resposta pública de jardim-de-infância.

Ficam assim respondidas as necessidades de 530 crianças/famílias e todos os jardins-de-infância têm a resposta, gratuita, nas três valências das Atividades de Animação e Apoio à Família, nomeadamente receção, refeições e prolongamento de horário, das 08h30 às 18h30, sublinha a autarquia.

O fornecimento de refeições escolares está garantido por uma equipa de 29 cozinheiras e ajudantes de cozinha, que preparam e fornecem cerca de 265.000 refeições por ano, «num investimento na ordem dos 900 mil euros».

A autarquia realizou também «um investimento considerável na aquisição de equipamentos e melhoramento das condições de funcionamento dos refeitórios e salas de refeições, cuja maioria tem gestão direta do município ou partilhada com os agrupamentos de escolas».

Outro investimento foi realizado na requalificação do parque escolar, com especial incidência nas escolas básicas de Ermidas-Sado e Vila Nova de Santo André, assim como salas do 1.º ciclo e do pré-escolar equipadas com ar condicionado, quadros interativos e computadores com acesso à internet.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *