Saúde

Saiba quais as urgências de pediatria abertas 24h no Verão

Para a Península de Setúbal prevê-se um serviço a funcionar sem pausa e dois de forma rotativa.

A Direcção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) comunicou esta quinta-feira à noite, em comunicado, a decisão sobre as urgências de pediatria que se mantêm abertas e as que encerram em alguns períodos, para Julho a Setembro de 2023, em todas as regiões do país.

Assim, na Península de Setúbal prevê-se um Serviço de Urgência de Pediatria a funcionar de forma ininterrupta e dois – Centro Hospitalar Barreiro Montijo e Centro Hospitalar de Setúbal – a funcionar com suspensões rotativas da actividade, coincidentes com períodos de suspensão da actividade do bloco de partos, mas assegurando sempre a abertura em permanência de pelo menos dois serviços em pleno funcionamento na Península de Setúbal.

Na região de Lisboa, oito das 14 urgências de pediatria vão estar abertas 24 horas no Verão, três vão encerrar às 21h00 e outras têm constrangimentos previstos. Abertos 24 horas vão estar os serviços do Centro Hospitalar do Oeste — Unidade de Caldas da Rainha, Hospital Distrital de Santarém, Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte — Hospital Santa Maria, Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central — Hospital D. Estefânia, Hospital Fernando da Fonseca (Amadora-Sintra), Hospital de Vila Franca de Xira e Hospital de Cascais.

Na área do Ribatejo e Oeste da Região de Lisboa e Vale do Tejo estão previstos dois Serviços de Urgência de Pediatria a funcionar de forma ininterrupta e um a funcionar durante o período diurno e um com suspensão da actividade de forma rotativa aos fins-de-semana.

Assim, abertos entre as 9 e as 21h (horário para a admissão de doentes) vão estar o Centro Hospitalar do Oeste — Unidade de Torres Vedras, o Centro Hospitalar Lisboa Ocidental — Unidade de São Francisco Xavier (horário para a admissão de doentes até às 22h) e Hospital de Loures (*suspende actividade de sexta-feira a domingo). No Centro Hospitalar do Médio Tejo – Unidade de Torres Novas está prevista a suspensão da atividade ao fim-de-semana de 15 em 15 dias.

Nas regiões Norte e Centro, 11 urgências vão estar a funcionar de forma ininterrupta no Verão. Na região Norte estarão a funcionar em pleno: ULS Nordeste – Bragança; CHTMAD – Vila Real; ULS Alto Minho – Viana do Castelo; Hospital de Braga – Braga; Hospital Nossa Senhora da Oliveira – Guimarães; CH Médio Ave – Vila Nova de Famalicão; CHPV/VC – Póvoa de Varzim; CHTS – Penafiel; Urgência Integrada de Pediatria do Porto (UPIP) – CHUSJ – Porto; CHVNG/E – Vila Nova de Gaia e CHEDV – Santa Maria da Feira.

Com funcionamento ininterrupto na região Centro estarão: CHBV – Aveiro; CHUC – Coimbra; CHTV – Viseu; CH Leiria – Leiria; ULS Guarda – Guarda; ULS Castelo Branco – Castelo Branco e CHUCB – Covilhã.

Por fim, Algarve e Alentejo. A urgência de pediatria do Algarve vai estar em funcionamento pleno, pelo menos num dos pólos (CHUA – Faro/Portimão), enquanto os três serviços do Alentejo vão funcionar ininterruptamente. Para Faro/Portimão (CHU Algarve) prevê-se urgência em funcionamento pleno, em pelo menos um dos pólos. Nos serviços de urgência em Évora (HES), Portalegre (ULS Norte Alentejano) e Beja (ULS Baixo Alentejo) prevê-se o funcionamento em pleno.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *