Saúde

Novo estudo revela que Covid-19 (também) causa problemas cardiovasculares

Numa altura em que os números das infecções por Covid-19 estão a aumentar em Portugal.

Numa altura em que os números das infecções por Covid-19 estão a aumentar em Portugal, e quando passa um pouco mais de três anos após o início da pandemia, um estudo realizado por investigadores norte-americanos traça um paralelismo entre os efeitos prolongados desta doença e problemas cardiovasculares.

O estudo liderado pela médica especialista em saúde cardiovascular Susan Cheng e citado pela revista Executive Digest indica que as doenças do coração aumentaram drasticamente entre jovens adultos, com o maior crescimento de mortes devido a ataque cardíaco a ocorrer na faixa etária entre 25 a 44 anos.

Portanto, para além das normais e já conhecidas complicações associadas à doença, tudo indica que há um maior risco de ataques cardíacos, acidentes vasculares cerebrais e outros problemas até um ano após a infecção.

Os especialistas acreditam que a Covid-19 danifica o coração e causa eventos cardiovasculares que estimulam inflamação mais espalhada. Para pessoas que têm bloqueios nas artérias, a inflamação faz com que as placas acumuladas se dividam e gerem coágulos que originam ataques cardíacos ou AVCs. Fumadores e doentes com pressão arterial alta ou colesterol elevado têm maior risco de ataque cardíaco devido à Covid-19.

A investigação apurou ainda que o risco de quem tem Covid-19, num ano após contrair a doença, é 1,5 vezes superior na possibilidade de ter um AVC, 1,6 vezes superior no caso de ataque cardíaco e 2,4 vezes mais alto de desenvolver arritmias.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

4 Comentários

  1. Sim, numa altura que, sobretudo, é preciso continuar a vender máscaras e vacinas. O covid não acabou e não vai acabar. O covid está endémico na comunidade e vai continuar a estar. Tudo o resto, é manipulação e tentativa de amendrontar as pessoas com vista, alegadamente, a lucros financeiros.

  2. As bácinas é que são uma maravilha para os laboratórios e para os cangalheiros! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *