Opinião

Psicóloga não é Médica Ou a vergonha das Juntas Médicas

Infelizmente, para quase todos, será mais ou menos óbvio que o Sistema Nacional de Saúde está em falência. Podia aqui dissertar sobre os porquês, mas enquanto psicoterapeuta vou centrar-me na inexistência de um verdadeiro serviço de saúde mental.

Estou cansada da constante falta de respeito para com os meus pacientes, em particular, e para com a população portuguesa que sofre de alguma doença do foro psicológico/ psicopatológico e que é violentada pelo Sistema Nacional de Saúde. Quer seja porque não tem cuidados especializados nesta área, quer seja pelas constantes humilhações nas Juntas Médicas a que são sujeitos de forma periódica e onde são atropelados pelo sistema, pela ignorância, prepotência e arrogância de quem lá presta, mau, serviço.

São, infelizmente, inúmeros os exemplos que vos posso dar. Quadros clínicos de Perturbação de Ansiedade, Depressão, Síndroma de Burnout, Stress Pós-Traumático, entre tantos outros, são desvalorizados de forma sistemática! As pessoas são humilhadas com comentários lamentáveis e profundamente ignorantes, que abrangem os Psicólogos e Psicoterapeutas que os seguem. Sabia que, muitas vezes, os nossos relatórios nem são lidos? Sabia que é dito aos pacientes que os psicólogos não são médicos e que por isso não precisam de os ler?!

É uma vergonha!!! Os psicólogos, juntamente com os psiquiatras, lado a lado, são os especialistas em saúde mental! Algo que, infelizmente, muitas, Juntas Médicas desconhecem o que é!!

Denuncio esta situação e tudo farei, com o meu conhecimento científico e prática clínica para mudar esta situação!

A saúde mental é uma prioridade! Devolvam a sua avaliação aos verdadeiros especialistas: psicólogos e psiquiatras!

Basta desta vergonha nacional!!


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *