DesportoSesimbra

Prova de natação homenageou o espírito de três irmãos sesimbrenses

O feriado do 5 de outubro leva a que os sesimbrenses vão para a praia ou pontos elevados perto do mar para assistirem a tradicional Travessia da Baía. Na manhã, que ficou marcada pelo sol e algumas poeiras vindas do deserto, nadadores “percorreram” a baía de águas plácidas de uma ponta a outra. Esta competição, uma das mais antigas e prestigiadas provas de natação em águas abertas do país, teve a sua primeira edição em 1926. A 15 de agosto, os nadadores José Lourenço e Serafim Gomes lançaram-se ao mar para realizarem uma prova de natação que deu origem a que temos atualmente. Esta prova ganhou um novo impulso, em 1939, com a criação do Clube Naval de Sesimbra.

Nesta competição, uma das mais antigas, participaram centenas de nadadores. Esta prova reuniu 550 atletas. Federados ou não, estes homens e mulheres tinham os olhos postos em serem os primeiros a chegar a praia da Califórnia. A partida e a meta aconteceram nesta praia, uma das mais concorridas da vila. Este ano a travessia faz parte, pela primeira vez, do Circuito Nacional de Águas Abertas. A prova teve uma distância de 2.000m que foi percorrida em estilo livre.

Prova de Sesimbra corou os campeões do circuito nacional

Os vencedores foram Hugo Ribeiro e Mariana Mendes. O nadador do Leixões foi o vencedor absoluto da Travessia da Baía em Natação, que completou o percurso em 23 minutos. Na classificação feminina, a nadadora Mariana Mendes, do Sporting, fez este percurso em 24 minutos e 5 segundos. Ambos os atletas, que participaram pela primeira vez na prova de Sesimbra, sagraram-se campeões absolutos do Circuito Nacional de Águas Abertas 2021-2022.

Nesta Travessia da Baia foi atribuído o prémio especial Irmãos Filipe. Os irmãos sesimbrenses foram os primeiros nadadores do concelho e em 1925 participaram na primeira prova de natação de longa distância que deu origem à atual Travessia da Baía. José, Pedro, Gil e Alfredo Filipe foram os representantes do prestígio da natação sesimbrense na década de 50. Este troféu foi entregue ao melhor atleta sesimbrense nesta competição.

A Travessia da Baía de Sesimbra foi organizada pela autarquia em conjunto com o CNS e a Associação de Natação de Lisboa. A prova de Sesimbra foi a última do Circuito Nacional de Águas Abertas 2021-2022.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *