Distrito do Porto

Protecção Civil avisa população para risco de cheias no Porto e Gaia

Depois da chuva forte e consequentes inundações ocorridas na região do Porto no passado fim-de-semana, a Protecção Civil emitiu esta segunda-feira um aviso à população para o risco de cheias e inundações no Porto e em Gaia após “precipitação persistente” que levou ao “aumento significativo dos caudais do rio Douro”.

A autoridade avisa na mesma nota que o aumento do caudal pode causar inundações em “zonas historicamente mais vulneráveis”.

Nesta previsão estão incluídas a foz do rio Sabor, a zona ribeirinha da aldeia de Foz Tua, a zona fluvial de São Martinho em Nagozelo do Douro, o cais do Pinhão, a zona ribeirinha da cidade de Peso da Régua, o cais de Bitetos, a foz do rio Tâmega e zonas ribeirinhas do estuário do Douro, que incluem o Porto e Gaia.

Está prevista a possibilidade de inundações no Cais da Ribeira e no Cais do Ouro, no Porto, sobretudo no período que antecede as preia-mares, às 4h28 e às 16h50.

A população foi ainda recomendada a não se expôr às zonas afetcadas pelas cheias e que não atravesse zonas inundadas. Face às previsões, a Protecção Civil pediu ainda à população que adopte medidas preventivas “que permitam mitigar danos pessoais e materiais”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito